Friday, 04 July 2025

I INTERNACIONAL

Cuba: Raio causa grande incêndio em depósitos de combustível — Dezenas de vítimas

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

As condições atmosféricas raras causaram a queda dum raio sobre a instalação industrial Base de Supertanqueros de Matanzas que trata o petróleo cubano nessa região ocidental cubana, na sexta-feira. Populações das proximidades têm vindo a ser retiradas — contam-se dezenas de pessoas feridas e 17 permanecem desaparecidas — enquanto as forças nacionais a batalhar para a extinção do fogo recebem ajuda da Venezuela e México. Lamenta-se a morte de um bombeiro de sessenta anos.

 

O governador de Matanzas na noite de domingo fez o ponto da situação. Garantiu que os bombeiros estão a esvaziar os depósitos de combustível "para evitar prejuízos adicionais", bem como estão a bombear grandes quantidades de água do mar para "facilitar a aplicação dos produtos químicos para sufocar a deflagração".

A imprensa cubana da referência dá conta que as equipas médicas estão preparadas e em especial as unidades de queimados. (Os especialistas que em Cuba se designam caumatólogos (do grego: especialista em queimaduras).

Outro incêndio. Também na capital cubana, Havana, a Unión Cuba Petróleo (Cupet) informou hoje que um dos seus camiões-cisternas se incendiou, sem relação com o incêndio em Matanzas.

Solidariedade da diáspora

A imprensa refere a solidariedade dos cubanos no estrangeiro — desde a França e Espanha aos Estados Unidos, em geral através de associações — que têm enviado mensagens de apoio.

Fontes: El Clarín/Gramma/ Prensa Latina/

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 13 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 1 hour

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos