Friday, 04 July 2025

I INTERNACIONAL

EUA: 10.000 cm2 de pele para salvar 15 queimados na erupção vulcânica na Nova Zelândia

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Entre as vítimas da erupção do vulcão Wharaari, na segunda maior ilha da Nova Zelândia, estão vinte pessoas que escaparam mas com queimaduras extensas que atingiram até 80 por cento da pele. A precisar de pele humana para sobreviverem, o socorro de urgência veio da solidariedade internacional, com uma instituição americana a enviar dez mil centímetros quadrados (ou cem metros quadrados) de pele humana extraída de doadores e conservada em bancos de peles como recomenda a OMS.
.

As vítimas eram turistas estrangeiros e em menor número turistas e guias neozelandeses em visita à White Island/Ilha Branca (Wharaari em língua maori,) na segunda-feira, 9.

Sábado, o balanço das autoridades neozelandesas dava dezasseis pessoas mortas. A tentativa de recuperar os corpos está a revelar-se difícil dada a atividade contínua do vulcão.

As vinte pessoas que sofreram extensas queimaduras precisam urgente de transplantes de pele.

Esgotado o banco de dados nacional, a Nova Zelândia teve de recorrer à solidariedade internacional. A vizinha Austrália enviou 200 cm2… Dos Estados Unidos veio a maior quantidade.

“Uma catástrofe internacional existe uma grande quantidade de pele. Desta vez, tínhamos disponível a quantidade necessária e pudemos responder de imediato”, explicou à reportagem do Washington Post no sábado, a diretora do maior banco de peles dos Estados Unidos, Diane Wilson.

Os bancos de peles, segundo a OMS recomenda, devem corresponder a um por 500 mil habitantes. Mas a realidade ainda está longe desse ideal.

Só nos países mais desenvolvidos há tais estruturas para resposta médica de emergência. E mesmo nesses, a exigência de 1 por meio milhão ainda está longe de ser atingida.

Fontes: Referida/Site da OMS. Foto: Vulcão em erupção

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 6 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 13 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos