Saturday, 05 July 2025

I INTERNACIONAL

Argentina: Fernández e Kirchner obtêm maioria na 1ª volta da presidencial — Regressa o peronismo

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A eleição de domingo, 27, deu sem surpresa a vitória à dupla Alberto Fernández, presidente eleito, e Cristina Kirchner, vice-presidente eleita. O presidente cessante, Mauricio Macri, perdeu a aposta de reduzir a pobreza, devido

ao fraco desempenho na economia. O eleitorado, que perdeu poder de compra no mandato desde 2015, apostou no ’candidato peronista’.

"Vamos construir a Argentina igualitária e solidária com que sonhámos!", exclamou o presidente eleito, Alberto Fernández, no seu primeiro discurso de vitória na noite de domingo, 27, tendo a seu lado a vice-presidente eleita, Cristina Fernández de Kirchner (presidente em dois mandatos sucessivos, de 2007 a 2015).

A candidatura socialista de oposição ao conservador Macri venceu a aposta, como ficou claro quando estavam contados 97 por cento dos votos. Os resultados definitivos na segunda-feira, 28, dão-lhes 48 por cento — mais três por cento do que precisavam para serem eleitos logo à primeira-volta.

Mauricio Macri chegou em 2015 ao poder com a promessa de reduzir a pobreza, mas quatro anos depois aumentou o número de argentinos que vivem abaixo do limiar da pobreza.

O país viu agravar no último ano os indicadores económico-sociais: 35% da população vivem na extrema pobreza, o desemprego atingiu os níveis mais altos, desde 2006, e a inflação explode.

Crise económica e social

"É o péssimo desempenho económico do governo Macri que explica esta vitória", indica à AFP o politólogo Miguel de Luca, professor na Universidade de Buenos Aires.

"Mauricio Macri, que, ao chegar ao poder em 2015, prometeu reduzir a pobreza e a inflação falhou redondamente", como mostram os indicadores acima referidos.

A reformada Antonieta Cavalieri, de 73 anos, afina pelo mesmo diapasão como a mesma expressou ao repórter da televisão pública: "Perdi muito poder de compra nestes últimos anos. Votei em Alberto Fernandez porque quero ver as coisas a mudar".

Ela e "largas dezenas de milhares de argentinos", segundo a imprensa, que como ela festejavam em frente à sede de campanha da dupla Fernández-Kirchner: "Estamos de volta!".

A volta do PeronismoRetour ligne automatique
A ideologia peronista está associada ao socialismo argentino do Movimento Justicialista, criado e liderado a partir do pensamento de Juan Perón, militar e estadista argentino, presidente eleito em 1946, 1951 e 1973. O movimento transformou-se, mais tarde em Partido Justicialista, que é a força política maioritária na Argentina.

O Peronismo tem sido tachado de autoritário pelos seus opositores, em parte baseados no facto de ter havido transmissão do cargo presidencial entre marido e mulher. Foi assim com Isabel Perón, vice-presidente do marido e que com a morte de Juan Perón em 11974 ascendeu à presidência. Também Cristina Kirchner foi primeira-dama da Argentina de 2003 a 2007 e depois ascendeu àpresidência de 2007 a 2015.

Mas os candidatos peronistas só chegam ao poder na Argentina através da via eleitoral e democrática. Além de Perón em 1946, 1952 e em outubro de 1973, Héctor Cámpora em maio de 1973, Carlos Menem em 1989 e em 1995, Néstor Kirchner em 2003 e Cristina Kirchner em 2007 e em 2011, foram eleitos diretamente pelo povo. Adolfo Rodríguez Saá foi eleito pelo congresso argentino após a renúncia do presidente Fernando de la Rúa em dezembro de 2001. Um mês depois, Eduardo Duhalde também foi eleito desta mesma forma após a renúncia do próprio Rodríguez Saá.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 13 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 19 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 7 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos