Monday, 07 July 2025

E ECONOMIA

Privatização da TACV: Icelandair entrega proposta final para aquisição de 51% do capital social da empresa

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O processo da privatização da TACV, alvo de fortes protestos pela oposição por causa da falta da transparência, conhece um novo capítulo. É que a UASE (Unidade de Acompanhamento do Sector Empresarial do Estado) anuncia que acaba de receber da empresa Loftleidir-Icelandic, do Grupo Icelandair, a proposta final e vinculativa, para a aquisição de 51% do capital social da companhia aérea nacional – TACV- Cabo Verde Airlines.

Num comunicado lacónico, o Governo, através da UASE, informa que a proposta resulta da apreciação feita pela comissão de avaliação à primeira proposta apresentada, tendo sido exigido ao concorrente a submissão de algumas peças e informações suplementares, visando o cabal cumprimento dos requisitos estabelecidos no caderno de encargos.

O documento fundamenta que, de acordo com o estabelecido no Decreto-lei Nº45/2017, de 21 de setembro, a proposta ora apresentada será avaliada, novamente, pela referida Comissão de avaliação, nomeada por despacho conjunto do Ministro das Finanças e do Ministro do Turismo e Transportes e assessorada por peritos internacionais em direito comercial, transportes aéreos e privatização.

Críticas e histórico do MpD

Apesar das fortes críticas da sociedade civil e do principal partido da oposição sobre a falta de transparência no negócio para a privatização da companhia nacional de bandeira, o comunicado nada mais adianta sobre a proposta da Loftleidir-Icelandic, do Grupo Icelandair, para a aquisição de 51% do capital social da TACV.

Seja como for, para observadores atentos, mais vale tarde do que nunca – o povo está de olhos postos na gestão desse negócio por parte do Governo de Ulisses Correia e Silva, suportado pelo MpD, cujo histórico nessa matéria na década de 1990 deixou muito a desejar, com destaque para caso Enacol.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 12 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos