Monday, 07 July 2025

E ECONOMIA

Conselho Empresarial da CPLP propõe Confederação na área económica

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O Conselho Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai propor a criação de uma Confederação, uma estrutura mais profissional e que permitirá à CPLP aparecer a nível internacional como "um bloco económico". As informações foram reveladas à Lusa pelo empresário Murdeira Nabo, após uma audiência com o Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva.

Segundo Murteira Nabo, a direcção do Conselho Empresarial decidiu propor ao conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP, que se reúne na Praia nos dias 19 e 20 de Julho, a criação de uma confederação empresarial da CPLP. A confederação, adiantou, será uma organização mais profissional e ambiciosa, e, caso seja aprovada, deverá ser constituída até meados de 2010, altura em que termina a presidência portuguesa da CPLP e tem início a presidência angolana.

"Isto dá a possibilidade da CPLP aparecer a nível internacional como um bloco económico, que se posiciona e tem inclusive funções de representação ao nível dos vários organismos internacionais", frisou Nabo, presidente da ELO- Associação Portuguesa para o Desenvolvimento e Cooperação e membro da direcção do CE da CPLP.

"Isto é a afirmação de um espaço económico, com uma estrutura confederativa a nível empresarial que se assume e que pode representar a CPLP a nível mundial", acrescentou ainda o empresário, considerando que a confederação poderá mesmo vir a funcionar como "um embrião do que poderia ser o conselho económico da CPLP".

Contudo, reconheceu, para a confederação se tornar uma realidade é necessário apoio político. "Precisamos que os Governos percebam a importância que tem esta nova estrutura confederativa muito mais profissional e precisamos que, além do apoio político, nos dêem um apoio instrumental, porque isto é uma parceria público-privada. Sem o apoio político os empresários não conseguem organizar-se, não conseguem ter uma acção muito mais concertada", reconheceu.

Questionado sobre a receptividade do presidente da República portuguesa à criação da nova confederação, Murteira Nabo revelou que Cavaco Silva ficou de desenvolver contactos, lembrando que o chefe de Estado é um entusiasta e um apaixonado pelo espaço da CPLP.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 13 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 19 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 7 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos