Monday, 07 July 2025

E ECONOMIA

Governo anuncia criação de Conselho Nacional de Prevenção de Corrupção

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, anunciou hoje, na Cidade da Praia, a criação do Conselho Nacional de Prevenção de Corrupção como sendo uma das medidas para aumentar a transparência na governação em Cabo Verde.

O governante citado pela Inforpress, que falava aos jornalistas depois da assinatura do acordo de ajuda orçamental com o Banco Mundial, adiantou que o executivo está a mudar o quadro legal, tendo já mudado a lei do Tribunal de Contas a aprovada a lei do endividamento público e outras medidas.

“Aprovamos, recentemente, a nova lei de base do orçamento, depois de vários anos de discussão, finalmente conseguimos chegar ao entendimento com todos os partidos e aprovar a lei por unanimidade. Vamos criar o Conselho Nacional de Finanças Públicas e o Conselho de Prevenção da Corrupção”, anunciou o também ministro das Finanças.

Segundo a mesma fonte, o Governo vai ainda garantir que o Tribunal de Contas tenha acesso ao Sistema Integrado de Gestão Orçamental e Financeira (SIGOF) e toda a informação sobre a tramitação em relação aos recursos públicos por forma a garantir a transparência máxima e dar resultados aos cidadãos.

Por outro lado, Olavo Correia indicou que os cidadãos têm de entender que todos devem contribuir com os seus impostos para que o Estado possa ter recursos e assim poder garantir com qualidade os serviços públicos com educação e saúde.

“Queremos um Governo transparente que preste contas, mas, ao mesmo tempo, cidadãos que contribuam do ponto de vista da cidadania para que tenhamos um serviço público melhor sem que tenhamos necessidade aumentar o endividamento público”, sustentou.

Aliás, salientou, o país tem de percorrer uma trajectória de redução da dívida pública nos próximos anos porque, conforme indicou, é essencial que Cabo Verde garanta um quadro macro fiscal estável previsível e que dê confiança aos investidores privados, conclui o vice-primeiro-ministro.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 13 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 19 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 7 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos