Saturday, 05 July 2025

D DESPORTO

Greve paralisa obras do Mundial na África do Sul

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Depois dos registos de violência e pouca adesão nos jogos durante a Taça das Confederações, a África do Sul tem um novo problema para resolver na conturbada preparação para o Mundial de 2010. Mais de 70 mil funcionários continuam em greve, desde a última quarta-feira, 09, paralisaram a construção dos estádios pois reivindicam um aumento salarial de 13%.

Os empregadores propuseram um reajuste de 10,4% nos ordenados, o que não aceite pela classe. “O protesto só será encerrado quando a Federação dos Funcionários da Construção (SAFCEC) acordar um aumento salarial de 13%", declarou o porta-voz do Sindicato dos Mineiros (NUM), Lesiba Seshoka.

Segundo as associações, há funcionários que recebem cinco dólares por semana, enquanto o salário mínimo sul-africano é de 200 dólares mensais. “A situação é muito triste, porque as pessoas acham que os trabalhadores têm de sacrificar e ganhar pouco só porque há uma recessão. Só que a crise sempre afecta a nossa classe mais do que as outras", disse Bhekani Ngcobo, um dos negociadores do movimento.

Com isso, atrasos na inauguração de cinco estádios e de outras infra-estruturas ligadas à organização do Mundial, como reformas de rodovias, não estão descartados. O governo sul-africano criticou a decisão dos operários por colocar em risco a realização do evento desportivo no país.

Fonte: AFP

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
2 days 8 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days 14 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
3 days 2 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos