Monday, 07 July 2025

D DESPORTO

Mundialito de Basquetebol arranca esta tarde

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Começa esta tarde, 21 de Maio, na Praia, o torneio internacional de basquetebol que vai trazer a Cabo Verde jogadores que actuam em Angola e nos EUA.

O primeiro jogo do Mundialito 2009 está marcado para as 18h30 no pavilhão Vavá Duarte e vai colocar frente a frente uma selecção de jogadores que actuam na ilha de Santiago e a equipa “Strela Negra”. Esta formação, treinada por João Barbosa e Amarildo Barbosa, é composta por jogadores dos EUA, muitos dos quais descendentes cabo-verdianos.

Também hoje, mas às 19 horas, no Pavilhão Municipal dos Espargos, na ilha do Sal, a equipa local Pantera Negra defronta, num jogo de exibição, um misto de jogadores do campeonato angolano de basquetebol.

Esta formação, treinada por Emanuel Trovoada, inclui o cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas, campeão este ano pelo 1º de Agosto. Mas vieram também a Cabo Verde sete jogadores já pré-convocados por Angola, a actual campeã africana, para o Afrobasket 2009.

Amanhã, 22 de Maio, continua o Mundialito, com o jogo entre as equipas de Angola e de Santiago. Ainda antes do apito inicial, marcado para as 18h30, o Vavá Duarte recebe um concurso de lançamento de três pontos.

No sábado, 23 de Maio, é a vez do concurso de afundanços animar o pavilhão da Praia. Logo a seguir, às 18h30, termina o torneio, com um desafio entre as formações da “Strela Negra” e de Angola.

Divulgar basquetebol em Cabo Verde

Segundo a organização, o Mundialito 2009 tem três objectivos fundamentais: promover a “troca de experiências entre jogadores nacionais e internacionais”, “permitir aos jogadores cabo-verdianos reconhecerem a sua potencialidade” e “fazer uma maior divulgação” do basquetebol no arquipélago.

Para isso, vai ser realizado um mini-campo de férias para crianças e um “clinic” de basquetebol para treinadores locais, com os técnicos que vieram de Angola e dos EUA.

A iniciativa começa no sábado de manhã, 23 de Maio, e vai trazer à Escola Secundária Cesaltina Ramos 60 crianças entre os 11 e os 15 anos. O “clinic” continua no dia seguinte, no mesmo local e hora, mas agora com jovens entre os 16 e aos 18 anos.

A organização do Mundialito está a cargo da empresa R. I. Sports, do basquetebolista internacional cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 10 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 17 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 5 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos