Saturday, 05 July 2025

Santa Catarina: Autarquia quer um “djunta-mon” de todos para um município mais limpo e saudável

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Esta responsável falava à imprensa à margem da mega campanha de limpeza realizada pela Câmara Municipal de Santa Catarina, na cidade de Assomada e arredores, com o intuito de assinalar o Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado hoje, 26 de Janeiro.

Na ocasião, a vereadora avançou que na área de saneamento, as perspectivas da nova equipa camarária são várias, tendo dado o pontapé de saída com esta mega campanha de limpeza, para assim se iniciar um novo ciclo neste sector.

Para 2025, além de trabalhar juntamente de outros parceiros, principalmente o sector da educação, pretendem também trabalhar com todas as forças vivas para sensibilizar toda a sociedade e trabalhar na educação ambiental, defendendo que o saneamento é também uma questão de educação.

Para manter a cidade e o município mais limpo, o sector do saneamento prevê a aquisição de mais carros para a recolha de lixo, mas também aumentar o número de contentores nas localidades e trabalhar junto dos munícipes um plano para a recolha de lixo domiciliar.

No mercado municipal, Aureliana Brito informou que juntamente das vendedeiras e funcionárias do local vão trabalhar numa melhor organização das bancas e do aspecto do saneamento do local, reforçando igualmente que serão feitas intervenções no sentido de resolver o problema de infiltração de água no espaço que é um dos maiores constrangimentos.

Nesta campanha, avançou que contaram com cerca de 250 pessoas, desde grupos religiosos, da saúde, bombeiros, protecção civil, funcionários da câmara, voluntários da Cruz Vermelha e munícipes em geral.

Justificou que esta campanha é a resposta à uma solicitação dos munícipes santa-catarinenses e o envolvimento dessas forças vivas demonstram o interesse de todos em querer e lutar para um município mais limpo e saudável.

Hoje, a mega campanha abrangeu várias comunidades em Assomada centro, nomeadamente, Cumbém, centro da cidade, Achada Riba, Nhagar, Chã de Santos, Cabeça Carreira, Bolanha, entre outras localidades, mas depois vai ser alargada a outras localidades como Rincão, Porto Ribeira da Barca, Achada Lém, pois segundo esta responsável vai ser feita de forma frequente.

O Dia Mundial da Educação Ambiental é comemorado anualmente a 26 de Janeiro e visa fomentar uma maior consciencialização sobre a necessidade de proteger o ambiente através da educação.

Instituída em 1975, pelas Nações Unidas, a data surge através da “Carta de Belgrado”, redigida no final de um encontro realizado na capital da ex-Jugoslávia.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 15 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 21 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 9 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos