Saturday, 05 July 2025

ICCA inicia programa para apoiar a saúde mental de educadores e monitores

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Em declaração à imprensa, a presidente do ICCA, Zaida Freitas, disse que com a primeira fase do programa o objectivo é cuidar dos profissionais que actuam directamente no acolhimento e cuidado de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com o apoio de especialistas na área da saúde mental.

Segundo Zaida Freitas, o projecto tem uma “grande importância”, pois visa proporcionar um espaço de suporte e desenvolvimento emocional para os monitores e educadores sociais, que enfrentam uma “rotina desafiadora” ao lidarem com crianças que passaram por experiências traumáticas.

“Nosso objectivo é cuidar de quem cuida dos nossos meninos e meninas. Sabemos que a saúde mental é fundamental para todos e, no contexto do trabalho, especialmente para as equipas que lidam com situações de alta vulnerabilidade”, afirmou a presidente do ICCA.

A mesma fonte acrescentou que ao longo de quatro dias o programa contará com 40 profissionais de diferentes funções, como monitores, educadores sociais e directores de estruturas de acolhimento.

Para a segunda fase do programa, prevista para o início de 2025, deve-se proceder à continuidade do trabalho junto das equipas que participaram da primeira fase, além da inclusão de novos grupos de outras ilhas.

O impacto esperado “é significativo”. não só para os profissionais envolvidos, mas para toda a sociedade, uma vez que, ao cuidar adequadamente dos profissionais que atendem as crianças em situação de risco, contribui-se para a criação de um ambiente “mais saudável e seguro” para o desenvolvimento de futuros cidadãos.

"Se tivermos crianças bem cuidadas, amadas e educadas, certamente teremos um Cabo Verde com cidadãos capazes de exercer a sua cidadania plenamente", concluiu Zaida Freitas.

Esta primeira fase do projecto foca-se no pessoal operacional, especialmente as monitoras, que atuam em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, localizadas nas ilhas de Santiago, Maio, Fogo e Boa Vista.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 15 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 21 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 9 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos