Saturday, 05 July 2025

Candidatura da UCID recorre ao Tribunal Constitucional para impugnar votação na Cadeia de São Vicente

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Em declarações à Inforpress, o mandatário da candidatura da UCID, Anilton Andrade, disse que em causa está o facto de o presidente de câmara substituto ter “liderado o processo da votação” naquele estabelecimento prisional, mesmo ele constando como terceiro candidato da lista do Movimento para a Democracia (MpD) à câmara de São Vicente, liderada por Augusto Neves.

“No âmbito da votação antecipada que aconteceu no dia 19, na Cadeia de São Vicente, a mesa assembleia apresentou Rodrigo Rendall Martins, que está como presidente de câmara substituto, como presidente de mesa. Mas ele, ao mesmo tempo é candidato do MpD na lista para a câmara de São Vicente”, explicou o mandatário.

Segundo a mesma fonte, mesmo perante os protestos da candidatura da UCID, junto à Comissão Nacional de Eleições (CNE) que não houve uma resposta e a situação continuou tendo “Rodrigo Rendall Martins liderado o processo até ao fim”.

“Ele, na qualidade de presidente da câmara, pode dirigir o processo eleitoral, mas ele também é candidato e nós entendemos que enquanto candidato ele não pode presidir nem dirigir o trabalho”, acrescentou.

Por causa disso, a candidatura informou que já submeteu um pedido de impugnação da votação ao Tribunal Constitucional, cujo prazo de decisão é de três dias.

Questionado pela Inforpress sobre o facto de Dora Pires constar também da lista de candidatos da UCID e estar a intervir no parlamento como deputada, a mesma fonte disse que “não há incompatibilidades, tendo em conta que actulamente Dora Pires exerce o cargo de presidente da Assembleia Municipal de São Vicente”.

“Os candidatos que estavam em situação irregular foram notificados pelo presidente da Assembleia Nacional a retirar-se das sessões. Mas não há qualquer incompatibilidade com Dora Pires”, assegurou Ailton Andrade.
A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 12 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 19 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 7 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos