Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Falta de recursos humanos e transporte adequados entre os principais desafios da Acarinhar

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A presidente da Associação das Famílias e Amigos das Crianças com Paralisia Cerebral (Acarinhar), Teresa Mascarenhas, apontou hoje a falta de recursos humanos e transporte adequado como alguns dos principais desafios da instituição.

Teresa Mascarenhas, que falava em entrevista à Inforpress no âmbito dos 17 anos da Acarinhar, que se assinalam a 15 de Abril, destacou “avanços significativos”, mas afirma que muitos desafios ainda persistem.

Ao longo destes 17 anos, segundo disse, a instituição testemunhou “avanços significativos” na conscientização e inclusão de pessoas com paralisia cerebral. O cenário que antes era marcado pela invisibilidade e pelo afastamento dessas crianças da sociedade, hoje revela uma “mudança notável”.

"Antigamente, as crianças com paralisia cerebral raramente eram vistas nas ruas participando de actividades públicas. Hoje, graças aos esforços contínuos, vemos famílias e crianças envolvidas em projectos que promovem a inclusão", destacou Teresa Mascarenhas.

No entanto, vincou, ainda persistem alguns desafios. A falta de recursos humanos especializados e de transporte adaptado ainda é uma realidade que limita o acesso dessa camada a serviços essenciais e actividades públicas.

Por isso, Teresa Mascarenhas reconheceu ser crucial uma abordagem multidisciplinar para atender às demandas específicas desses indivíduos.

“Exige-se uma equipa multidisciplinar para dar respostas a estes indivíduos. Neste momento temos muita carência no que diz respeito a recursos humanos e também em termos de transporte adaptado porque depois as crianças crescem e precisam de respostas adequadas às suas necessidades e idades”, ressaltou.

A presidente da Acarinhar destacou o “importante apoio” do Governo, mas afirmou que ainda não atende plenamente às necessidades da instituição.

Teresa Mascarenhas aproveitou para agradecer os ministérios da Família e da Cultura que têm sido “parceiros fundamentais”, bem como a câmara da Praia e outros parceiros públicos e privados e pediu mais envolvimento da sociedade civil e de voluntários para ampliar o alcance e o impacto das iniciativas realizadas pela associação.

Para assinalar a efeméride, a associação Acarinhar irá organizar um ateliê de pintura, na sua sede, na cidade da Praia, segunda-feira.

A Semana com Inforpress

14-04-24

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 10 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 3 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 9 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos