Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Ministro reconhece necessidade de actualizar salário dos professores mas pede mais consciência

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O ministro da Educação, Amadeu Cruz, reconheceu hoje a necessidade de actualização salarial dos professores, mas pede consciência nacional para os efeitos de “decisões que possam não ser sustentáveis”.

Amadeu Cruz fez estas afirmações à imprensa, na cidade da Praia, à margem do acto de entrega de materiais educativos ao Ministério da Educação pela Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), produzidos no âmbito do Projecto Direitos Humanos para Crianças.

"Eu penso que é necessária moderação, sentido de equilíbrio, que haja diálogo entre as partes e o Ministério da Educação estará sempre disponível para dialogar e encontramos caminhos comuns de desenvolvimento da carreira dos professores”, disse a propósito da nova manifestação anunciada dos professores.

Isto porque, afirmou, não interessa ao Governo um clima de crispação na sociedade cabo-verdiana e muito menos dentro do sistema educativo, reforçando disponibilidade para diálogo com os professores e os seus sindicatos representantes, quer individualmente ou em audiências, na Praia e nas outras ilhas.

Amadeu Cruz apontou melhorias salariais na classe docente, lembrando que o Ministério da Educação herdou um conjunto de pendências do Governo anterior que ao longo dos anos tem estado a resolver.

“Concluímos o processo de reclassificação dos professores, é bom dizer que os professores que ganhavam cerca de 42 mil escudos passaram a ganhar 78 mil escudos. Ou seja, tiveram o aumento de quase 90 por cento (%) do seu salário, outros que ganhavam 55 mil escudos passaram a ganhar 78 mil escudos, um aumento acima de 30 % dos rendimentos salariais”, realçou.

Conforme ressaltou ainda, este Governo reclassificou até agora a totalidade dos professores que obtiveram o grau de licenciatura, cerca de 2.100, com impacto orçamental de cerca de 500 mil contos por ano.

“Promovemos professores, desencadeamos o processo de transição de professores beneficiando até agora mais de 2 500 professores com impacto orçamental acima dos 200 mil contos igualmente”, acrescentou, de entre várias pendências resolvidas.

Contudo, o ministro reconheceu a necessidade de actualização salarial da classe docente ao mesmo tempo que pediu consciência nacional para os "efeitos de decisões que possam não ser sustentáveis e que possam impactar negativamente todos os cabo-verdianos".

"Nós estamos a acompanhar de perto aquilo que se passa em outras latitudes e vemos que em diversas circunstâncias, devido a decisões que impactaram o orçamento, os Governos tiveram em alguns momentos que reduzir até salários dos funcionários públicos”, mostrou.

Assegurou que o Governo e este ministro, em particular, tem a “noção clara” de que é necessário estabelecer a carreira dos professores, que é necessário criar condições de trabalho aos professores, mas também que é necessário actualizar o salário dos professores dentro de um quadro de sustentabilidade e da razoabilidade.

O Sindicato Nacional dos Professores (Sindep) marcou nova manifestação nacional de professores para 23 de Abril, Dia do Professor Cabo-verdiano, dando seguimento aos protestos pela “maior valorização e dignificação” da classe docente.

A Semana com Inforpress 

12-04-24

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 11 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 3 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 10 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos