Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

SCM congratula-se com a elevação do Funaná a Património Imaterial Nacional

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) congratulou-se com a elevação do género musical Funaná a Património Imaterial Nacional e felicitou o Ministério da Cultura por essa iniciativa “grandiosa”.

Em comunicado a que a Inforpress teve hoje acesso, a SCM sublinhou que essa iniciativa “grandiosa” contribui para o reconhecimento do histórico desse género musical que faz parte das tradições e tem elevado a cultura cabo-verdiana para o mundo.

Num comunicado oficial divulgado em 09 de Abril de 2024, o Governo através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde elevou o género musical Funaná à categoria de Património Cultural Imaterial Nacional e essa medida, segundo a SCM, reconheceu a importância cultural e histórica do Funaná, uma das expressões musicais mais vibrantes e populares do país.

“O Funaná, caracterizado pelo seu ritmo frenético e letras que abordam temas do quotidiano, a crítica social e a sátira, tem raízes profundas na cultura cabo-verdiana. Originário da ilha de Santiago, o género se disseminou por todo o arquipélago, conquistando um lugar especial no coração do povo cabo-verdiano”, disse a mesma fonte.

Para a Sociedade Cabo-verdiana de Música, esta medida visa garantir a preservação do Funaná para as futuras gerações, promovendo a sua valorização e divulgação. Além disso, o Funaná é um símbolo da identidade cabo-verdiana. A sua musicalidade e letra reflectem a história, as lutas e as alegrias do povo. Mais do que um género musical, o Funaná é uma expressão viva da cultura cabo-verdiana.

“Com a classificação do Funaná como Património Cultural Imaterial Nacional teremos um impacto positivo na cultura e na economia de Cabo Verde, no sentido em que a medida poderá impulsionar o turismo cultural, fomentar a pesquisa e a produção artística, e fortalecer o sentimento de identidade nacional”, vincou a mesma fonte.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 10 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 2 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 9 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos