O Sistema Nacional de Saúde vai ser reforçado este ano, com mais 25 médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar para dar uma resposta especializada mais adequada à comunidade, anunciou esta quinta-feira a coordenadora da formação, Cláudia Tavares Oliveira.
A revelação foi feita esta manhã, à margem do 1º Fórum de Medicina Geral e Familiar que decorre de 11 a 13 deste mês, na cidade da Praia, sob o lema “Formar mais para cuidar melhor”, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Ordem dos Médicos de Cabo Verde.
Segundo a coordenadora da formação do curso de Medicina Geral e Familiar trata-se de um “ganho enorme” e um passo “gigantesco” para o sector da saúde e para o país, já que vai permitir o reforço do Sistema Nacional de Saúde uma vez que neste momento o número desses especialistas a nível nacional é muito baixo.
Entretanto adiantou que, neste momento, o número de médicos em medicina geral e familiar é de quatro ou cinco, mas com a conclusão da formação em exercício que decorreu durante dois anos, vai ser possível ter mais 25 médicos que serão distribuídos para os respectivos centros de saúde onde trabalham.
“Eles já trabalham nos diversos centros de saúde, temos na Praia, São Nicolau, São Vicente e em Santo Antão e acredito que para os próximos cursos com as novas turmas vão ser formados mais médicos para dar cobertura nas outras ilhas, de modo a ter uma cobertura para todo o país”, precisou a responsável indicando que até ao final deste ano estarão formados mais 25 médicos.
Explicou que durante os dois anos da formação em exercício, os médicos participaram através da plataforma online, mas tiveram também a oportunidade de se deslocarem a Portugal para intercâmbio.
Em relação ao fórum, que conta com a parceria de médicos especialistas e orientadores da formação do programa Medicina Geral e Familiar (MGF) de Portugal, acrescentou que é uma oportunidade para apresentar e discutir trabalhos científicos dos formandos, mas também para debater temas centrais na prática clínica dos médicos de família.
O evento é destinado essencialmente aos formandos da primeira turma do programa MGF de formação especifica, em exercício, mas também procura envolver médicos e outros profissionais de saúde e estudantes do mestrado integrado em medicina da Universidade de Cabo Verde.
A iniciativa enquadra-se no protocolo de cooperação da formação em exercício de especialistas em Medicina Geral e Familiar entre os Ministérios de Saúde de Portugal e de Cabo Verde assinado em 2018.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments