Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Greve de Professores: Alunos de escolas da Praia realizam manifestação exigindo publicação das notas

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Alunos de várias escolas da cidade da Praia, que se estimam em mais de 300, saíram hoje às ruas em manifestação exigindo a publicação das notas e a revisão dos seus direitos.

Pelas principais avenidas da capital, os manifestantes, empunhando cartazes e através de palavras de ordem de protesto, pediram que os seus direitos sejam revistos.

Em declarações à Inforpress, a aluna e porta-voz dos alunos da Escola Pedro Gomes, Laide da Veiga, disse que o motivo da manifestação pacífica se prende com o congelamento das notas e afirmou que não podem “aceitar” que os alunos fiquem prejudicados por causa do Ministério da Educação, que “não quer aumentar o salário” dos professores.

“Queremos que o Ministério da Educação aumente o salário dos professores para estes possam desbloquear as notas, estamos a ser prejudicados, principalmente nós que já estamos no 12º ano de escolaridade”, precisou a aluna.

Uma outra aluna, Maila Soares, porta-voz dos alunos do Liceu Domingos Ramos, assegurou, por seu lado, que a manifestação foi realizada pensando também nos direitos dos professores.

“Queremos apontar falhas no ensino, visto que os professores têm estado a trabalhar em situações precárias, acabam por disponibilizar os seus próprios recursos financeiros para a compra de livros, fixas, provas e o uso de internet, condições que deveriam ser disponibilizadas pelo Governo”, mencionou a aluna, que se disse “indignada” com tal situação.

Os alunos dizem entender o lado dos professores para o congelamento das notas, um problema, segundo apontam, em que todos saem prejudicados.

Por outro lado, a Inforpress contactou algumas direções de escolas que confirmaram que nem todas as notas foram lançadas, como é o caso das escolas da Achada Grande, “Pedro Gomes”, “Cesaltina Ramos” e “Regina da Silva”.

Contudo, alunos dessas escolas estiveram representados na manifestação realizada na manhã de hoje, por iniciativa dos próprios estudantes.  

Em outras escolas sabe-se que todas as notas já foram publicadas, como é o caso da Escola Cónego Jacinto. 

Os professores filiados no Sindicato Democrático de Professores (Sindprof) encontram-se ainda em greve por tempo indeterminado e optaram, como forma de luta, pelo congelamento das notas.

A Semana com Inforpress

04 de abril 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 8 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 1 hour

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 7 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos