Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Bacias hidrográficas do sul de Moçambique vão começar a baixar nas próximas horas

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

As bacias hidrográficas da região sul de Moçambique vão começar a baixar nas próximas horas, depois de enchentes registadas nos últimos dias, disse este sábado a Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul).

“Face às previsões meteorológicas e a situação hidrológica prevalecente, para as próximas 48 horas, prevê-se a continuação do atual cenário hidrológico, caracterizado por níveis altos nas bacias de Maputo, Umbelúzi, Movene, Incomáti, Mutamba, Inhanombe, com tendência geral a baixar, face ao abrandamento da chuva”, refere-se no comunicado da ARA-Sul.

As bacias da região sul do país registaram oscilação do nível hidrométrico, com tendência geral a baixar, mantendo-se abaixo do alerta, lê-se na nota.

A ARA-Sul assinala que, nas últimas 24 horas, não houve registo de chuva significativa em toda a rede hidroclimatológica.

A albufeira dos Pequenos Libombos registou descida do nível de enchimento, situando-se em 95,15% e com descarga de 100 metros cúbicos por segundo, a albufeira de Corumana teve uma subida do nível de enchimento, situando-se em 60,67%, com descarga de 7,43 metros cúbicos por segundo, e a albufeira de Massingir manteve o seu nível de enchimento em 72,08%, descarregando 18,71 metros por segundo.

A região sul de Moçambique registou chuva intensa no último domingo, com as autoridades a registarem pelo menos quatro mortos, dois feridos e 12.740 pessoas afetadas, segundo dados preliminares do Centro Nacional Operativo de Emergência (Cenoe).

O país é considerado um dos mais severamente afetados pelas alterações climáticas globais, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época da chuva.

A Semana com Lusa 

30 de Março de 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 1 hour

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos