Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Mosteiros: Câmara trabalha termos de referência para elevação do café a património imaterial municipal – presidente

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Câmara Municipal dos Mosteiros está a trabalhar os termos de referência para elevação do café a património imaterial municipal numa primeira fase e posteriormente a património nacional.

A ambição de classificar o café como património municipal é uma iniciativa que está enquadrada dentro da agenda local e neste momento a edilidade está a lançar as sementes, sobretudo em matéria de cooperação descentralizada, para a concretização da iniciativa, disse o presidente Fábio Vieira no terceiro e último dia da X edição do Festival do Café do Fogo “Fogo Coffee Fest”, que decorreu de 22 a 24 de Março.

No dizer de Fábio Vieira a sua edilidade aposta em fazer do café do Fogo um produto de alto valor acrescentado para economia local, mas também transformar o Museu do Café do Fogo num produto turístico de excelência.

Na matéria de instalação do Museu do Café, cuja primeira fase está concluída, o edil dos Mosteiros espera poder contar com apoio do Governo, mas acrescenta que as parcerias que a câmara está a trazer para Mosteiros, nomeadamente com o Museu do Café de São Paulo (Brasil) e possivelmente com o Centro de Ciência do Café (Portugal), é sobretudo para criar um quadro de mobilização de parcerias e de recursos para dar o salto que almeja em matéria do Museu do Café.

O edifício onde está instalado o Museu do Café vai acolher a Casa do Clima, uma iniciativa enquadrada no programa de acção climática em que Mosteiros é um dos municípios pilotos, o que, no dizer de Fábio Vieira, vai permitir mobilizar parcerias estratégicas para o salto que quer dar em matéria de museologia do café nos Mosteiros.

“A ideia é trabalhar na perspectiva de cadeia de valor do café, com as várias etapas e dimensões de cafeicultura e poder ter uma agenda comum de trabalho nos próximos tempos”, disse, apontando outras iniciativas importantes como a Rota do Fogo, assim como o próprio festival do café que já vai na sua X edição.

O Fogo Coffee Fest constitui um dos momentos culturais mais altos da agenda cultural dos Mosteiros e um instrumento estratégico da promoção do café, um produto “sui generis” e de alto valor acrescentado para a economia mosteirense.

 

A Semana com Inforpress

25 de março 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 11 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 3 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 9 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos