Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Siprofis repudia actos de violência contra professores e pede “medidas firmes” preventivas

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O Siprofis repudiou nesta quarta-feira os actos de violência ocorridos na Escola de Calabaceira, “perpetrados por um aluno contra os professores” e insta os responsáveis pelas políticas educativas a tomarem “medidas firmes” para combater e prevenir a violência nas escolas.

Em nota de imprensa enviada à Inforpress, o Sindicato dos Professores (Siprofis) referiu que “a violência nas escolas é inaceitável e representa uma ameaça não apenas para os educadores, mas também para o ambiente de aprendizagem e para o bem-estar de todos os alunos”.

O respeito mútuo e a segurança, explicita a direcção desta organização sindical, devem ser pilares fundamentais do ambiente escolar, e qualquer forma de agressão física ou verbal vai contra estes princípios.

Ao apresentar a sua total solidariedade aos professores afectados por este incidente a direcção do Siprofis considera um “imperativo que estes profissionais sejam apoiados e protegidos, tanto a nível emocional como físico”.

“Além disso, o SIPROFIS recomenda enfaticamente a implementação de medidas adicionais de segurança nas escolas, a fim de prevenir futuros episódios de violência. É responsabilidade de todos garantir um ambiente escolar seguro e propício ao desenvolvimento académico e pessoal dos alunos”, cita a fonte.

O sindicato insta as autoridades competentes, assim como os responsáveis pelas políticas educativas a tomarem medidas firmes para combater e prevenir a violência nas escolas sublinhando que este desafio exige uma abordagem concertada e urgente.

“O SIPROFIS permanece comprometido em defender os direitos e a segurança dos professores, bem como a qualidade do ensino em geral. Juntos, podemos e devemos trabalhar para criar um ambiente escolar onde todos se sintam seguros, respeitados e capazes de prosperar”, concluiu a comunicação.

 

A Semana com Inforpress

21 de março 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
2 days 19 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 11 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 18 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos