Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Parlamento volta a suspender aprovação da Proposta de lei sobre Código de Justiça Militar

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A proposta de lei que aprova o Código de Justiça Militar voltou a ser adiada nesta quarta-feira após cinco artigos serem suspensos para análise, e nesta quinta-feira, 21, será retomada a sessão para concluir o diploma.

Depois de passar em revista mais de 30 artigos dos 280 que compõem o diploma, os artigos 242, 250, 254 e 272 foram suspensos para análise e serão retomados na quinta-feira, 21, para discussão e aprovação da proposta de lei.

O artigo 242,  que já havia sido suspenso na sessão de 07 de Março, por causa de uma mudança no artigo, mais precisamente no ponto 3, que estabelece a nomeação dos juízes militares, voltou a ser suspenso.

É que, contrariamente ao diploma anterior, esta nova lei propõe “a nomeação dos juízes militares pelo membro do Governo responsável pela área da defesa nacional sob proposta do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas ouvindo o Conselho Superior de Comandos”.

O artigo 250 referente a nomeação de juízes e auditores ficou suspenso devido a relação que o mesmo tem com o artigo 242.

Já o artigo 254 referente a nomeação do promotor de também ficou suspenso pelo mesmo motivo que o artigo 250."

O artigo 272 sobre as competências do chefe do Estado-maior ficou suspenso por falta de consenso entre a oposição e o Governo.

Segundo o deputado do PAICV Démis Almeida Lobo ficaram com duvida quanto a consensualidade da competência de superintendência geral na administração da justiça militar.

“Entendemos que ele não deveria ter esta competência. Esta é uma competência do Conselho Superior de Magistratura Judicial”, pontuou.

Neste sentido a sessão ficou suspensa e será retomada na quinta-feira,21 para concluir a aprovação do diploma.

 

A Semana com Inforpress

21 de março 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
2 days 19 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 11 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 18 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos