A Câmara Municipal da Boa Vista tem em estudo o modelo de gestão para projecto Desplastificar Boa Vista e já existe uma comissão instaladora que durante seis meses vai trabalhar na procura do modelo de gestão mais adequado.
Esta informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, que falava à comunicação social após a apresentação aos parceiros dos resultados do "Desplastificar Boa Vista", que vem sendo materializado desde 2020, e visita ao espaço que sede do projecto inaugurado no ano passado.
Claúdio Mendonça considerou que depois de um “intenso trabalho” de materializar o projecto que vem desde 2020, com vários parceiros, a câmara entende que se deve ser ambicioso com este projecto visto o impacto ambiental que tem para Boa Vista, ilha que não poderá ficar de fora das questões ambientais actuais.
O edil adiantou que se chegou a entendimento que é preciso iniciar o processo de criar, escolher e ajudar no saneamento e ambiente da Boa Vista, e, neste caso, precisou sobre a necessidade de criar um modelo de gestão que passa por, “necessariamente”, saber quem é que vai gerir o espaço do projecto.
A mesma fonte adiantou que se está a ponderar e em analise se será a câmara municipal, a equipa ou se a direção ou equipa do ambiente e saneamento da edilidade local tem valência, capacidade e competência de gerir o espaço, ao mesmo que se questiona qual o perfil adequado para gerir o espaço para ter uma política adequada relativamente gestão ambiental almejado por todos.
“O modelo possível encontrado até este momento é uma comissão organizadora ou instaladora que trabalhará num processo de mais ou menos seis meses para identificar qual o melhor caminho de viabilizar este projecto, sendo certo que neste momento não temos um modelo ideal”, precisou Claúdio Mendonça.
O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista disse acreditar que daqui a seis meses se terá “um caminho, uma luz”, no sentido de ver se será uma microempresa, cooperativa, ONG ou outra forma de gestão, sem fins lucrativos, sempre com foco na componente social e ambiental.
“Tudo isso numa perspetiva de dar maior visibilidade ao Plástico Zero na Boa Vista e quanto mais limpo tivermos as nossas praias, o nosso ambiente e sociedade melhor será para todos”, finalizou Claúdio Mendonça.
A Semana com Inforpress
19 de março 2024
Terms & Conditions
Report
My comments