Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Colonatos israelitas nos territórios palestinianos constituem crime de guerra, adverte a ONU

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A ONU advertiu hoje Israel de que a criação e a expansão de colonatos nos territórios palestinianos ocupados constituem um crime de guerra e uma ameaça prática à criação de um Estado palestiniano viável.

Os colonatos “equivalem a Israel transferir a própria população civil para os territórios que ocupa”, o que constitui “um crime de guerra”, afirmou o Alto-Comissariado da ONU para os Direitos Humanos num relatório divulgado em Genebra, Suíça.

Os envolvidos nas transferências de população “podem incorrer em responsabilidade criminal individual”, advertiu a agência da ONU no documento, que abrange o período de novembro de 2022 a outubro de 2023, segundo a agência francesa AFP.

O Alto-Comissariado considerou também que “a violência dos colonos e as violações relacionadas com os colonatos atingiram novos níveis chocantes e ameaçam eliminar qualquer possibilidade prática de estabelecer um Estado palestiniano viável”.

“A informação publicada esta semana de que Israel planeia construir 3.476 unidades habitacionais adicionais para colonos em Maale Adumim, Efrat e Kedar é contrária ao direito internacional”, afirmou o alto-comissário Volker Tuk, citado num comunicado sobre o relatório.

A Semana com Lusa

08 de Março de 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
4 days 1 hour

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 7 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 19 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos