Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Telavive acusou a África do Sul de ser o "braço jurídico" do Hamas

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O governo israelita acusou a África do Sul de ser o "braço jurídico" e tentar proteger o grupo islamita palestiniano Hamas com a última petição ao Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) sobre falta de alimentos em Gaza.

A África do Sul, que acusou Israel de orquestrar um "genocídio" na Faixa de Gaza, voltou a pedir ao TIJ que atue, depois de o órgão jurisdicional da ONU ter instado o governo de Benjamin Netanyahu a acelerar a entrega de ajuda humanitária à população do enclave.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita, Lior Haiat, declarou nas redes sociais que o TIJ já rejeitou anteriormente pedidos "infundados" de cessar-fogo.

Por outro lado, Hait afirmou que Israel tem o direito a "defender-se e a trabalhar no sentido de conseguir a libertação dos reféns" capturados a 07 de outubro de 2024 pelo Hamas.

O Ministério da Saúde de Gaza estima que várias pessoas morreram no norte da Faixa de Gaza por falta de alimentos na sequência da campanha militar israelita contra o enclave.

Israel controla todas as passagens fronteiriças por onde pode ser enviada ajuda humanitária por via terrestre, com a exceção de Rafah, na fronteira com o Egito.

A Semana com Lusa

07 de Março de 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 10 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 3 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 9 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos