Em conversa com a equipa de reportagem deste caderno especial, a responsável do departamento de comunicação da Paróquia de Santo Amaro Abade, Lidiane Varela, revelou que prosseguem a bom ritmo os preparativos para a missa do Santo Padroeiro do município, no dia 15 de janeiro, a qual constituirá o ponto alto do programa religioso.
Lidiane Varela fez saber que as atividades religiosas tiveram início desde o dia 6 de janeiro com a conferência “Santo Amaro e o Percurso Histórico do Povo do Tarrafal”, realizada na igreja paroquial.Já no domingo, 7, aconteceu uma outra atividade relevante, a Peregrinação Paroquial ao «Kobom di Santu Amaro», que contou com muita adesão dos fiéis.
Para esta sexta feira, 12, a paróquia agendou vários batismos, enquanto amanhã realizar-se-á a Missa de Emigrantes, que acontece há vários anos e com participação de padres de outros concelhos de Santiago. Já para o dia 14 está marcada a Missa de Vigília de Santo Amaro Abade.
Mas as atividades religiosas só culminam com a Missa Santo Amaro Abade no dia 15. “É uma missa muito grande e a própria Marcão de missa (não tosquia de cabelo/barba) começou bem antes do dia 15”, realçou.
Mas quem foi Santo Amaro Abade? Lidiane Varela conta que Santo Amaro veio para Cabo Verde através de um bispo, tendo sido colocado primeiramente na Igreja dos Trás-os-Montes. Após mudar-se para a vila, reza a lenda, o Santo Padroeiro do concelho costumava ir ao local hoje conhecido como “Kobom de Santo Amaro “, onde era procurado muito procurado pelos fiéis.
“Caso as pessoas queiram se inteirar de mais pormenores sobre a sua história no município do Tarrafal de Santiago, basta consultar o estudo do pesquisador Carlos Santos, que nos ajuda a entender o porquê de tanta fé e devoção ao Santo Amaro Abade”, concluiu Lidiane Varela.
Terms & Conditions
Report
My comments