Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Governo declara 2024 como Ano da Saúde Mental em Cabo Verde

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O Governo declarou, esta terça-feira, 02 de Janeiro, o ano de 2024 como o “Ano da Saúde Mental em Cabo Verde”.

Esta decisão, que consta de uma resolução aprovada em Conselho de Ministros e publicada no Boletim Oficial, tem o objectivo de promover maior conscientização sobre a importância da saúde mental, prevenir transtornos mentais e fortalecer a educação e apoio psicológico nas comunidades.

“Este ano de 2024 é dedicado a implementar e reforçar políticas públicas e iniciativas que visem a melhoria da saúde mental dos cabo-verdianos, focando na prevenção e na promoção de um estilo de vida saudável e equilibrado”, lê-se no documento a que a Inforpress teve acesso.

O Governo anunciou ainda que “serão realizadas campanhas de sensibilização, programas educativos e actividades comunitárias, visando alcançar todas as camadas da sociedade cabo-verdiana, incluindo as famílias, escolas, locais de trabalho e grupos comunitários”, como forma de garantir a prossecução dos objectivos previstos.

Conforme a mesma fonte, o Ano da Saúde Mental em Cabo Verde serve também para reforçar o compromisso do Governo e das instituições com a saúde mental, garantindo que os recursos necessários sejam disponibilizados e que as políticas de saúde sejam inclusivas e eficazes.

“Através desta iniciativa, Cabo Verde procura assegurar que cada cidadão tenha acesso a serviços de saúde mental de qualidade, promovendo assim uma sociedade mais forte, resiliente e unida”, acrescenta a resolução que informa ainda a intenção de integrar as entidades religiosas nesta acção, explicando que a sua integração nas “estratégias nacionais de saúde representa um passo crucial para atingir uma abordagem verdadeiramente holística da saúde, respeitando as diversas perspetivas e crenças do povo cabo-verdiano”.

Assim,  o Governo deverá ampliar e qualificar a rede de serviços de saúde mental em todo o território nacional, promover campanhas de conscientização sobre saúde mental, abordando temas como prevenção do suicídio, manejo do estresse e importância do apoio psicológico, implementar programas de formação e capacitação para profissionais de saúde em saúde mental e estabelecer parcerias com as organizações não governamentais e internacionais e entidades religiosas, para o intercâmbio de conhecimentos e práticas na área da saúde mental.

A mesma resolução informa ainda que as acções e os projectos relacionados ao Ano da Saúde Mental em Cabo Verde serão financiados por fundos nacionais, com apoio de organizações internacionais e parceiros de desenvolvimento e que o Ministério da Saúde se compromete a alocar os recursos necessários para a implementação eficaz das iniciativas previstas.

 

A Semana/Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 12 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 19 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 6 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos