Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Ministra destaca vantagens na implementação do Sistema de Informação da Justiça

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A ministra da justiça destacou hoje, na Cidade da Praia, as vantagens da implementação do Sistema de Informação da Justiça (SIJ) começando pela celeridade dos processos e pela garantia de que os mesmos serão também acompanhados pelas partes envolvidas.

Segundo a Inforpress,Joana Rosa falava à imprensa à margem de uma visita que efectuou esta tarde ao Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) onde também presidiu e participou na primeira reunião de arranque do Projecto Sistema de Informação da Justiça (SIJ) e na primeira reunião do Comité de Acompanhamento da Implementação do projecto.

Nós viemos hoje assinalar o arranque efectivo daquilo que foi o produto, a contratação do NOSi para desenvolver e implementar o Sistema de Informação da Justiça”, disse a governante, completando que muito se tem falado na morosidade, nas pendências processuais.

Por isso, considera-se estar a tratar de um sistema “muito útil” para o sistema judicial, mas também para os utentes, advogados, magistrados, enfim para todos.

São várias as vantagens da implementação do SIJ, desde logo aquilo que é a celeridade dos processos, a garantia em como os processos vão também ser acompanhados pelas partes, pelos advogados, a garantia em como também estando em qualquer parte do País, em qualquer comarca, o magistrado possa utilizar o sistema e fazer essa utilização”, acrescentou.

Para Joana Rosa, estar-se-á a garantir a celeridade processual sem pôr em causa a independência dos Tribunais, uma vez que, segundo ressaltou, o NOSi será um prestador de serviços pelo que haverá, de uma forma independente, um corpo técnico que vai fazer com que o sistema funcione integralmente em todas as comarcas.

Estamos a trabalhar no sentido da instalação de fibra óptica em todas as comarcas. Estamos também a trabalhar a parte que tem a ver com as infra-estruturas judiciárias”, garantiu segundo a fonte deste jornal.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 12 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 19 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 6 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos