A seleção cabo-verdiana de futebol sub-17 está confiante para os Jogos da CPLP em Timor-Leste e traça como objectivo conquistar a medalha de ouro e “fazer história”.
“Não queremos apenas estar presentes, queremos ser protagonistas e fazer história. Os treinos são intensos e focados em dominar o jogo, a nossa equipa está preparada para competir e trazer resultados positivos para Cabo Verde”, afirmou o atleta António Reis.
Além da vontade de vencer, António dos Reis destacou um desafio que ainda persiste no futebol jovem em Cabo Verde, a necessidade de “maior investimento”.
Segundo ele, muitos jovens talentos acabam desistindo por falta de condições e motivação, algo que poderia ser superado com um apoio mais consistente das instituições.
Esta convicção foi reforçada durante a recepção do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, à delegação cabo-verdiana, num gesto simbólico que ressalta a importância do desporto no país, sobretudo no ano em que se comemoram 50 anos da independência nacional.
Para o director técnico da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Rui Costa, este momento é fundamental para a motivação dos jovens atletas.
Rui Costa destacou a importância da visita ao primeiro-ministro como um momento carregado de simbolismo e motivação para a equipa que representará Cabo Verde nos XII Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
“Ser recebidos pelo primeiro-ministro é um reconhecimento valioso, temos trabalhado de forma rigorosa, desde a observação dos talentos até a preparação técnica, e acreditamos que o foco na performance trará os resultados esperados”, afirmou.
De acordo com o técnico, o preparativo para o campeonato ressaltou um planeamento cuidadoso que envolveu observações durante o Campeonato Nacional Sub-17 em várias localidades como Praia e São Vicente.
O seleccionador nacional sub-17, Jorge Conceição, demonstrou grande optimismo em relação à participação da equipa cabo-verdiana nos Jogos da CPLP, ressaltando a importância de manter o equilíbrio entre a competitividade e a vontade de aproveitar o torneio.
Jorge Conceição ressaltou que os jogadores estão alinhados com o planeamento traçado pela comissão técnica, e que esperam corresponder às expectativas depositadas neles.
Segundo ele, “as expectativas são sempre boas. Estamos no bom caminho e acredito que podemos fazer um bom torneio”.
O seleccionador relembrou também as conquistas recentes da selecção nos campeonatos anteriores da CPLP, onde Cabo Verde conquistou medalhas de bronze e prata, respectivamente.
Os XII Jogos Desportivos da CPLP serão realizados de 17 a 27 deste mês, em Dili, Timor-Leste, nas modalidades de futebol, voleibol, basquetebol, taekwondo, karatê e xadrez.
A delegação cabo-verdiana vai ser composta por 50 atletas, sete árbitros, doze treinadores e sete dirigentes.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments