O primeiro-ministro do Luxemburgo, Luc Frieden, avaliou hoje positivamente a cooperação existente entre Cabo Verde e o seu país e manifestou o desejo de continuar a trabalhar em estreita colaboração com o povo cabo-verdiano.
Estas afirmações foram feitas hoje no final de uma visita efectuada ao primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, no âmbito da sua missão ao país.
Durante o encontro, avançou que felicitou o seu homólogo e todo o povo cabo-verdiano pelos “enormes sucessos colectivos” que Cabo Verde alcançou desde a independência, há 50 anos.
“A nossa visita, que coincidiu com as comemorações simbólicas do Dia da Independência, também nos permitiu avaliar a boa cooperação entre Luxemburgo e Cabo Verde”, afirmou Luc Frieden, sublinhando que entre estes dois países existe uma relação de amor e de cooperação.
Além da cooperação mais tradicional, avançou que agora estão a trabalhar juntos em questões importantes para Cabo Verde, como energia, segurança marítima e educação.
“Esta manhã visitei uma escola onde, com Cabo Verde, desenvolvemos infra-estrutura de higiene e cozinhas escolares. Acredito que tudo isso faz parte de um pacote e gostaria que essa cooperação se fortalecesse ainda mais nos próximos anos”, disse o governante luxemburguês.
Luc Frieden realçou ainda a forte presença da comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo e expressou satisfação por tê-los no seu país, considerando-os uma ponte entre África e Europa.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments