Sunday, 06 July 2025

A ATUALIDADE

Cabo Verde realiza em Luanda workshop “Mapeamento da Diáspora Cabo-Verdiana”

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O Governo cabo-verdiano promove,  este sábado, 28, em Luanda, o workshop “Vamos Falar do Mapeamento da Diáspora Cabo-Verdiana”,   para promover um espaço de diálogo e mapeamento geral da diáspora cabo-verdiano nesse país.

O workshop está enquadrado no projecto “Mapeamento da Diáspora Cabo-Verdiana no Mundo, uma iniciativa do Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Comunidades e do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INE-CV), em parceria com a Embaixada da República de Cabo Verde em Angola, de acordo com a nota. 

O evento intitulado “Vamos Falar do Mapeamento da Diáspora Cabo Verdiana realiza-se  este sábado, 28 de Junho, no auditório Universidade Gregório Semedo em Luanda, Angola, no âmbito do lançamento do inquérito principal, previsto para o dia 03 de Julho. 

De acordo com a nota, o workshop é um espaço para promover o diálogo com a comunidade cabo-verdiana residente em Angola, com objectivo de elaboração um mapeamento geral da diáspora nesse país.

No âmbito da comemoração do 50º aniversário da independência de Cabo Verde, o projecto de mapeamento cabo-verdiano no mundo visa conhecer “quantos são, onde estão, quem são e como estão os cabo-verdianos em mais de 42 países” conforme explica a nota.

O objectivo principal do workshop é produzir estatísticas oficiais sobre a disporá e propor a sua integração no processo de desenvolvimento sustentável das 10 ilhas. 

A nota avança ainda que com esta acção, o Governo reafirma o compromisso de aproximar a diáspora cabo-verdiana do país, através do mapeamento, produzindo estatísticas oficiais, e reconhecendo a diáspora como uma das centralidades do desenvolvimento nacional e um parceiro para o progresso económico, social e cultural do país. 

A Comissão Técnica do Mapeamento da Diáspora Cabo-Verdiana vai estar em Angola para manter encontros com a comunidade cabo-verdiana residente no país, bem como com autoridades locais, reforçando a cooperação institucional, de forma a envolver toda a diáspora cabo-verdiana em Angola.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 8 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 14 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 2 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos