Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Pontkultural encerra digressão internacional com exposição e workshop em Cabo Verde

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O projecto “Pontkultural”, criado por artistas cabo-verdianos residentes no Luxemburgo, chega a Cabo Verde para encerrar com “chave de ouro” a sua digressão internacional, que já passou por Paris (França) e Roterdão (Países Baixos).

A informação foi avançada hoje à Inforpress pela coordenadora da Pontkultural, Elisângela Semedo, que adiantou que este projecto, que une arte, cultura e intercâmbio internacional para celebrar os 50 anos da independência de Cabo Verde, vai estar na Cidade da Praia (Santiago) de 04 a 06 de Julho e de 08 a 10 de Julho no Mindelo, São Vicente.

Avançou que vão ser realizados eventos abertos ao público, nomeadamente exposição com artistas da diáspora, luxemburgueses convidados e residentes, música acústica e ateliê artístico com associações locais, sendo na Praia, com a Associação de Crianças Desfavorecidas (ACRIDES).

Na Praia, o evento terá como palco a Assembleia Nacional e em São Vicente, o Centro Cultural do Mindelo, e além das duas instituições contam com apoio do Ministério das Comunidades e Acrides.

A mesma fonte reiterou que. à semelhança de Luxemburgo, e das duas viagens internacionais à França e aos Países Baixos, pretendem “continuar a construir pontes entre culturas e celebrar os 50 anos de independência de Cabo Verde”.

“O projecto termina simbolicamente em Cabo Verde, numa ponte entre o passado e o presente, celebrando a liberdade, a criação artística e a memória colectiva do povo cabo-verdiano”, perspectivou Elisângela Semedo.

O projecto, criado por um colectivo de artistas cabo-verdianos residentes no Luxemburgo, teve como principal objectivo promover a arte e a identidade cabo-verdiana através de exposições e workshop em diversos países da Europa.

A promoção da cultura cabo-verdiana em contextos internacionais, ateliês de arte abertos ao público, inclusivos e intergeracionais, intercâmbios interculturais entre artistas locais e luxemburgueses, parcerias com associações locais cabo-verdianas, celebrar os 50 anos de Independência de Cabo Verde com arte, união e memória são outros propósitos deste projecto artístico.

Os quatro artistas plásticos cabo-verdianos que formam o núcleo do Pontkultural são Nelson Neves, Manuel Dias, Paulo Santos e Delvis Reis, que representam a diversidade de estilos e técnicas que caracterizam a arte contemporânea cabo-verdiana.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 9 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 16 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 3 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos