Sunday, 06 July 2025

A ATUALIDADE

Turista brasileira desaparecida após queda em escalada de vulcão na Indonésia

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

As autoridades indonésias estão à procura de uma turista brasileira de 27 anos, que caiu num precipício no sábado enquanto escalava o vulcão Rinjani, na ilha de Lombok, anunciaram hoje as equipas de resgate.

Segundo o comunicado da equipa de busca e salvamento do país asiático, a operação é "extrema e desafiante" e o socorro à jovem, cujo estado é desconhecido, continua.

O vulcão Rinjani tem cerca de 3.700 metros de altura.

A jovem caiu numa zona próxima a um lago quando tentava chegar ao topo do vulcão, a cerca de 1.200 quilómetros de Jacarta, junto com outras 12 pessoas.

Na operação de busca, que foi suspensa pelo menos uma vez devido ao mau tempo e às dificuldades do terreno, participam dezenas de efetivos, que trabalham com a ajuda de drones para monitorização aérea, dispositivos de comunicação e equipamento médico, entre outras ferramentas.

"A equipa de resgate desceu a uma profundidade de 200 metros, mas teve de voltar a subir devido à tempestade", lê-se no comunicado, que não fornece dados sobre o estado atual da brasileira, que caiu a uma profundidade estimada entre 150 e 200 metros.

Por sua vez, o ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou um comunicado no domingo em que garantiu que a sua embaixada em Jacarta "mobilizou as autoridades locais ao mais alto nível" para esta operação numa "região remota, a aproximadamente quatro horas do centro urbano mais próximo".

Além disso, indicou que dois funcionários da embaixada se deslocariam ao local para supervisionar pessoalmente os trabalhos de resgate.

O Rinjani é um vulcão ativo e o segundo mais alto da Indonésia, que atrai numerosos turistas internacionais todos os anos. Não entra em erupção desde 2016.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 8 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 15 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 2 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos