Sunday, 06 July 2025

A ATUALIDADE

Portugal: Sociedade Cabo-verdiana de Autores homenageia José Luís Hopffer Almada

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A Sociedade Cabo-verdiana de Autores (Soca) atribuiu  um diploma de mérito ao escritor e ensaísta José Luís Hopffer Almada, em reconhecimento pelo seu contributo na divulgação, promoção e valorização das letras e da cultura cabo-verdianas.

O diploma foi entregue, na sexta-feira,20, pelo presidente da Soca, Daniel Spínola, conhecido por “Danny”, a José Luís Hopffer Almada numa cerimónia, que teve lugar na sede da Associação Cabo-verdiana de Lisboa (ACV), em Portugal.

Em declarações à Inforpress, à margem da cerimónia, Danny Spínola explicou que a instituição está a homenagear este membro da Soca, enquanto investigador e crítico literário, e não como escritor e ensaísta.

“Esta é uma homenagem justa e merecida, porque José Luís Hopffer Almada tem feito um notável e grande trabalho em prol da cultura e literatura cabo-verdianas, enquanto investigador e crítico literário”, justificou Danny Spínola.

O trabalho deste crítico literário, segundo ele, é reconhecido, tendo em conta que o mesmo o tem divulgado em revistas e jornais e tem marcado presenças sempre em apresentações de livros e outras actividades ligadas à literatura.

Por outro lado, lembrou que Augusta Teixeira e Fátima Fernandes também foram homenageadas pela Soca, enquanto investigadoras e críticas literárias.

Na ocasião, lembrou que a instituição, nos últimos tempos, já fez mais de 30 homenagens e galas de homenagens a músicos, escritores, artistas plásticos, dança e outras artes.

Também em declarações à Inforpress, José Luís Hopffer Almada disse que recebe este reconhecimento com gratidão, tendo congratulado com esta iniciativa da Soca em homenageá-lo em vida.

“Esta homenagem é uma resposta àqueles que dizem que não há crítica literária cabo-verdiana. Existe, sim, uma crítica literária cabo-verdiana, que os menos atentos não dão conta”, disse, lembrando que a tem feito desde os anos 80, através de ensaios longos, visando analisar devidamente as obras.

Durante a sua estada em Portugal, o presidente da Soca vai participar, no domingo, 22, na cerimónia de lançamento do projecto "Na Rota da Independência – 1975/2025", que vai ter lugar na Quinta de Ribeirinha, em Santarém, organizado pela Associação Criatura, para assinalar os 50 anos da independência nacional.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 14 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 1 hour

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos