Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Transportes marítimos: Governo garante concertação com câmaras do Maio e Brava na programação das ligações

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O Governo garantiu esta quarta-feira que os horários das ligações marítimas para as ilhas do Maio e Brava têm sido definidos em concertação com as câmaras municipais para mitigar os impactos das avarias nos navios e assegurar mobilidade. 

Em nota enviada à Inforpress, o executivo reconhece as dificuldades que o transporte marítimo inter-ilhas atravessa actualmente, devido às avarias nos navios Kriola e Liberdadi, ambos em processo de reparação, e garante estar a trabalhar para dar uma resposta efectiva o mais breve possível.

Enquanto isso, a embarcação Dona Tututa, actualmente a única da concessionária em operação, está a assegurar a linha redonda através de um plano de contingência que abrange simultaneamente as ilhas de Barlavento e Sotavento.

No caso da ilha do Maio, o Governo informa que a programação das ligações marítimas foi elaborada em articulação com o presidente da câmara municipal e a concessionária, garantindo duas ligações semanais, apesar das limitações operacionais causadas pelas avarias dos navios Kriola e Liberdadi.

Além disso, refere que a ilha do Maio conta actualmente com três voos semanais, “um acréscimo” em relação aos dois anteriormente existentes.

Relativamente à ilha Brava, o Governo adianta que a programação das ligações foi igualmente feita em concertação com o presidente da câmara e a concessionária, prevendo-se o reforço de escalas no âmbito das Festas de São João, entre os dias 16 e 29 de Junho.

Embora admita que a frequência atual não é a ideal, o Governo salienta que estão em curso, em colaboração com a Cabnave, os trabalhos de "reparação urgente" do navio Praia d'Aguada, que será alocado às rotas Praia/Maio e Praia/Fogo/Brava.

O executivo afirma ainda estar a envidar todos os esforços para que os navios Praia d’Aguada, Kriola e Inter Ilhas regressem à operação “o mais rapidamente possível”, de forma a mitigar os prejuízos enfrentados pelas populações das ilhas de Sotavento.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 12 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 19 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 7 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos