Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Cinco países do Médio Oriente dispensados de visto para entrar em Macau

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Cidadãos nacionais da Arábia Saudita, Qatar, Kuwait, Barém e Omã estão dispensados de visto para entrar em Macau a partir de meados de julho, anunciaram hoje as autoridades, que estão a tentar atrair mais visitantes internacionais.

"Ficam dispensados de visto e de autorização prévia de entrada na Região Administrativa Especial de Macau os nacionais do Reino da Arábia Saudita, do Estado do Qatar, do Estado do Kuwait, do Reino do Barém e do Sultanato de Omã", foi publicado em Boletim Oficial.

A medida, que entra em vigor em 16 de julho, surge numa altura em que o Governo de Macau quer atrair mais visitantes internacionais e após as autoridades e operadores turísticos do território terem visitado, em fevereiro, a Arábia Saudita e o Dubai, para promover a cooperação.

A Direção dos Serviços de Turismo lançou, nessa ocasião, "um guia turístico de Macau para muçulmanos, com divulgação de opções 'halal' [nomeadamente na alimentação, em acordo com a lei islâmica]", referiu a DST em comunicado.

"O guia apresenta os aspetos a ter em conta durante a estadia em Macau, cultura gastronómica, recomendações de itinerários, entre outras informações úteis para visitantes muçulmanos", lê-se na nota.

No sentido de facilitar a entrada de visitantes de outras geografias fora da China, o secretário para a Segurança de Macau anunciou, no final de abril, planos para acelerar o controlo fronteiriço através da utilização de canais eletrónicos automáticos.

Durante a apresentação do programa político para 2025, Wong Sio Chak afirmou que o território vai alargar a utilização de pontos de passagem automática a cidadãos estrangeiros sem estatuto de residente ou autorização de trabalho.

Para facilitar os "intercâmbios com o exterior", as autoridades irão expandir os equipamentos de autosserviço para o Sistema de Recolha de Dados Biométricos, que passará a aplicar-se a todos os visitantes estrangeiros, explicou o dirigente.

Aos deputados na Assembleia Legislativa, o secretário acrescentou que o Governo vai continuar a otimizar a tecnologia de reconhecimento por íris nos controlos fronteiriços e a estudar a extensão a não residentes em 2025.

De acordo com dados oficiais, Macau recebeu, em 2024, 34,9 milhões de visitantes, mais 23,8% do que no ano anterior, mas apenas 2,42 milhões (6,9%) foram turistas internacionais. O grosso dos visitantes - 70,1% - chegaram do interior da China, sendo que outros 20,6% são de Hong Kong e 2,4% de Taiwan.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 13 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 19 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 7 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos