Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Candidatura do Campo de Concentração do Tarrafal a património mundial será entregue até Setembro de 2026 - ministro

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Augusto Veiga, garantiu esta quinta-feira à imprensa que até Setembro de 2026 será entregue à Unesco o processo completo da candidatura do Campo de Concentração do Tarrafal a Património Mundial.

“A candidatura terá de ser apresentada até Setembro de 2026 e contamos ter resposta até Setembro de 2027”, indicou o governante.

Augusto Veiga fez esta revelação, à margem do encontro que teve com o Presidente da República, José Maria Neves, a quem pediu para ser embaixador da candidatura a nível internacional, tendo recebido uma resposta “positiva” do mais alto magistrado da nação.

Na ocasião, segundo o governante, apresentou oficialmente ao chefe de Estado a documentação da candidatura do Campo de Concentração do Tarrafal a Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O Presidente, acrescentou Augusto Veiga, manifestou o seu engajamento “para trabalhar em conjunto connosco” porque, salientou, “é uma candidatura que é de todo o país”, é liderada por Cabo Verde, mas também engloba a Guiné-Bissau, Portugal, Angola e Guiné-Bissau.

Segundo o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, uma pré-candidatura do Campo de Concentração de Tarrafal de Santiago a Património da Unesco já havia sido entregue em Outubro de 2024 àquela agência especializada das Nações Unidas, e foi aceite.

Situado na localidade de Chão Bom, na ilha de Santiago, o Campo de Concentração do Tarrafal foi construído no ano de 1936. Recebeu os seus primeiros presos a 29 de Outubro do mesmo ano, tendo funcionado até 1956.

Em 1962 foi reaberto com o nome de “Campo de Trabalho de Chão Bom”, destinado a encarcerar os anticolonialistas de Angola, Guiné Bissau e Cabo Verde. No total foram presas mais de 500 pessoas, sendo 340 antifascistas e 230 anticolonialistas.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 11 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos