Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Índia/Acidente: Gabinete português aguarda notificação para participar em investigação

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O Gabinete de Investigação de Acidentes com Aeronaves disse esta quinta-feira estar a aguardar a notificação da autoridade indiana competente para participar na investigação da queda de um avião que transportava mais de 200 pessoas, incluindo sete portugueses.

Em comunicado, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF) regista que a responsabilidade de investigação é da autoridade competente da Índia, por ser o Estado de ocorrência, mas que já se disponibilizou para a colaboração “que, no âmbito do previsto internacionalmente, lhe seja solicitada”.

O gabinete nacional recorda que ao abrigo dos procedimentos internacionais, confirmando-se vítimas com nacionalidade portuguesa e após notificação da autoridade indiana, o GPIAAF “terá o direito de nomear um investigador”.

Este investigador poderá visitar o local do acidente, receber informação factual cuja divulgação seja autorizada pela autoridade e receber uma cópia do relatório final.

O GPIAAF escusou-se a tecer comentários sobre o acidente e que apenas as informações divulgadas pelas autoridades indianas competentes “deverão ser consideradas confirmadas e fidedignas”.

O voo AI171 da Air Índia, que partiu de Ahmedabad para Londres Gatwick com mais de 200 passageiros a bordo, sofreu um acidente após a descolagem. 

Entre os passageiros que seguiam no avião, 169 são cidadãos indianos, 53 britânicos, um canadiano e sete portugueses, de acordo com informações da companhia aérea.
A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 12 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos