O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, anunciou na terça-feira, 10, que está em marcha a criação da Associação Empresarial do Fogo para fortalecer o sector empresarial e aproveitar as potencialidades da ilha.
O edil de São Filipe fez este anúncio à margem da recepção de uma comitiva do município de Ourém (Portugal) que se encontra de visita à ilha do Fogo, e defendeu a criação de uma entidade única que reunirá empresários de diversos sectores para impulsionar a economia.
Inspirado no modelo de sucesso da Associação Empresarial de Ourém (Portugal), o projecto visa unificar as forças do comércio, turismo, indústria e serviços numa única organização, de modo a evitar a fragmentação em múltiplas associações sectoriais, referiu Nuías Silva.
A futura associação terá como foco a formação profissional para capacitação de empreendedores, participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, intercâmbios comerciais com parceiros, como os municípios de Ourém e Palmela (Portugal), e apoio à inovação e fortalecer o tecido empresarial através da incubadora regional Fogo/Brava “Fogo Business Innovation”.
"Em vez de termos associações separadas para turismo, comércio ou indústria, queremos unir todos os empresários sob uma mesma associação e fortalecer as oportunidades", explicou Nuías Silva.
A iniciativa surge no quadro da cooperação descentralizada entre São Filipe e os municípios portugueses de Ourém e Palmela, que devem visitar a ilha nos próximos meses.
O objectivo é discutir a cooperação empresarial, referiu Nuías Silva, para quem o seu município quer consolidar não apenas a relação de amizade, mas também uma relação comercial entre São Filipe e os municípios de Ourém e Palmela.
O autarca apontou que a experiência de Ourém serviu de inspiração e sublinhou que a ideia é criar uma associação e que para tal a autarquia vai disponibilizar todo o apoio na estruturação e instalação da mesma.
“A câmara já se comprometeu a apoiar logisticamente a criação da associação e nos próximos meses, serão realizadas reuniões com a classe empresarial para consolidar a proposta. Não vamos estabelecer metas, mas estamos a trabalhar para que isso aconteça o mais breve possível", finalizou Nuías Silva.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments