Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Fogo: Processo de desmantelamento e remoção do navio Deimos concluído no final de Junho - IMP

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O processo de desmantelamento do navio Deimos, encalhado há mais de quatro anos nas imediações do porto de Vale dos Cavaleiros, será concluído no final de Junho, previu o Instituto Marítimo Portuário (IMP).

Num comunicado publicado na sua página oficial, o IMP destaca que o processo de desmantelamento e remoção dos destroços do navio Deimos entra na sua derradeira etapa e que com a conclusão dos trabalhos e retirada total dos destroços do navio prevista para final do corrente mês, dar-se-á por finalizado o processo.

Com isso, equipa técnica da empresa especializada que está a executar os trabalhos irá entregar ao IMP o relatório final para análise, validação e assinatura do termo de fecho do processo de desmantelamento do Deimos, que se encontra encalhado nas imediações do porto de Vale dos Cavaleiros desde 13 de Novembro de 2020.

Os trabalhos de desmantelamento e remoção dos destroços foram iniciados em Outubro de 2024 e suspensos em Dezembro de 2024 e retomados no final de Abril deste ano.

Foram autorizados pelo IMP e têm sido acompanhados de perto pelo próprio instituto e uma equipa nacional interinstitucional.

Um dos elementos da equipa técnica da empresa holandesa Koole Contractors, especialista em resgate e desmantelamento de embarcações disse que é possível que os trabalhos sejam concluídos até o final de Junho.

Contudo, adiantou que neste momento a equipa de trabalho está a sentir algumas dificuldades em desmantelar e retirar a parte do navio que está enterrada na areia.

O Deimos, um navio de carga geral, sofreu um acidente a 13 de Novembro de 2020, no momento que se preparava para deixar o porto de Vale dos Cavaleiros rumo à ilha de S.Nicolau e o processo de remoção e desmantelamento foi iniciado quatro anos depois.

O plano envolveu a montagem de uma plataforma flutuante com 91 metros de comprimento e 27 de largura e o uso de um rebocado com 31 metros de comprimento.

O custo da operação de desmantelamento está estimado em 1,7 milhões de euros e inclui duas fases principais, e os trabalhos da segunda fase estão na fase final.

Na primeira fase, segundo informação avançada por uma fonte da empresa holandesa Koole Contractors, foi desmantelado e removido cerca de 60 por cento (%) do navio com remoção de mais de 800 toneladas de materiais (ferros velhos e outros).

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
4 days

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 6 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 18 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos