Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Artista franco-cabo-verdiano Jacques Chopin expõe “Transição” na Praia

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O artista franco-cabo-verdiano Jacques Chopin tem patente ao público, nos Paços do Concelho da Praia, até segunda-feira, 09, a exposição de pintura “Transição”, inspirada no dia-a-dia das mulheres da ilha de Santiago.

Transição, segundo o artista, pretende mostrar a evolução da cultura cabo-verdiana através destas mulheres do interior da ilha de Santiago.

“Porque vivemos num mundo em constante transformação, com toda a influência do exterior e a sociedade cabo-verdiana, mesmo com uma cultura e identidade fortes, tem registado essa transformação”, explicou.

A ser ver as coisas evoluíram-se e hoje regista-se muita mudança na sociedade cabo-verdiana que “seria interessante fazer um estudo sociológico sobre isso”.

“A globalização fez com que as culturas antigas tenham desaparecido em todo o mundo, e isto é terrível, porque a natureza deve ser muito diversificada”, considerou, Chopin, advertindo que não vale alguém viajar de uma parte do mundo para ver as mesmas num outro lugar.

Este artista franco-cabo-verdiano diz que conheceu Cabo Verde por meio de um casal, cuja mulher é cabo-verdiana, na Guiné Conacri, que a incentivou a conhecer os encantos do arquipélago.

Veio em 2021, tendo regressado depois para França em 2003, e agora que se encontra na reforma está há cinco anos de volta a Cabo Verde, mas para ficar.

Jacques Chopin revelou o amor por Cabo Verde pela "morabeza do seu povo e paisagens bonitas", afirmando que não escolheu ser francês, mas que apenas nasceu francês.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
4 days 1 hour

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 7 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 19 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos