Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Governo pretende utilizar mutualidades para assistência médica chegar a maior número de pessoas - ministro

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 
O ministro de Estado da Família e Inclusão Social disse esta quarta-feira no Mindelo que o Governo deseja utilizar as mutualidades para permitir que a assistência médica chegue ao maior número possível de pessoas.

Fernando Elísio Freire falava à imprensa a propósito da sua visita ao Serviço de Mutualidade em São Vicente.

Segundo o governante, isso vai permitir que mesmo aqueles que não estando no regime de Previdência Social, ou seja, que são, por exemplo, os pensionistas do Estado, possam ter acesso ao serviço de saúde de “uma forma mais célere” e de acordo com as suas possibilidades.
 
“Já estamos em processo de um novo código de mutualidade, em que vai ficar claro a relação, por exemplo, com as Finanças, na questão dos impostos, dar um tratamento especial às mutualidades e também na questão do alargamento da protecção social. Utilizar as mutualidades para permitir que a assistência médica chegue ao maior número possível de pessoas “, lançou.
 
Ou seja, clarificou, a ideia do Governo é iniciar este processo e também envolver o próprio Sistema de Proteçcão Social Obrigatório, fazendo das mutualidades uma alternativa ao Serviço Nacional de Saúde, reforçando também a protecção na saúde.
 
Conforme Fernando Elísio Freire, já se conseguiu chegar às pessoas que são pensionistas, através das farmácias privadas e de um acordo que tem com o Sistema de Protecção não Obrigatório.
 
Agora, avançou, é preciso fazer também com que a assistência médica chegue porque, por vezes, o Serviço Nacional de Saúde pode ter muitas solicitações e as mutualidades podem ser uma alternativa de qualidade a um preço acessível.
 
A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
4 days 1 hour

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 7 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 19 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos