Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Costa do Marfim aprova decreto para criar agência espacial

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A Costa do Marfim aprovou um decreto para criar uma agência espacial, juntando-se assim a outros países africanos, como Angola, Argélia, Egito, Quénia, Etiópia ou Ruanda, nos esforços continentais dos últimos anos na investigação espacial.

"O Conselho [de Ministros] aprovou um decreto que estabelece a criação, as responsabilidades, a organização e o funcionamento da Agência Espacial da Costa do Marfim (ASCI)", informou na quarta-feira à noite o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo da Costa do Marfim, segundo a imprensa local.

Segundo Amadou Coulibaly, a ASCI será "um organismo público administrativo de caráter científico e tecnológico" e o seu objetivo será a "exploração e utilização pacífica do espaço".

As suas atividades vão abranger vários domínios, desde a observação da Terra ou a meteorologia espacial, até à astronomia e à exploração espacial, mas também as comunicações e a navegação por satélite.

A criação da ASCI visa "responder de forma eficaz aos desafios do desenvolvimento económico do país, da segurança do território nacional e da proteção do ambiente", explicou Coulibaly, que não deu mais detalhes sobre quando a agência entrará em funcionamento.

Com esta iniciativa, a Costa do Marfim irá juntar-se a outros países africanos, que têm agências espaciais nacionais ou outras instituições que coordenam o seu programa de investigação espacial.

Além disso, em abril a Agência Espacial Africana (AfSA, na sigla em inglês) inaugurou a sua sede no Cairo, num novo passo para a ação africana conjunta em matéria de investigação espacial e para unificar posições em fóruns internacionais como as Nações Unidas.

A inauguração da sede representa o culminar da Política e Estratégia Espacial Africana adotada em janeiro de 2016 pela Assembleia da União Africana (UA).

A AfSA será a principal entidade a coordenar a cooperação espacial de África com a Europa e outras agências internacionais e terá como objetivo melhorar as missões espaciais em todo o continente e garantir um acesso otimizado a dados, informações, serviços e produtos espaciais.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
4 days 1 hour

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 7 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 19 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos