Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

×

Warning

Joomla\CMS\Cache\Storage\FileStorage::_deleteFolder Failed deleting 7279841658489a6b61126cfd856c0159-cache-page-aa810680d6b6649b92986d99a0fbb506.php

Comunidade muçulmana guineense dividida por causa do dia da festa do Tabaski

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A comunidade muçulmana guineense mostrou hoje estar profundamente dividida sobre o dia da festa do Tabaski, a festa do sacrifício do carneiro, que alguns afirmam que será na sexta-feira e outros alegam que será no sábado.

Líderes de duas organizações representativas da comunidade islâmica guineense, imame Ali Ibrahim Bodjan, da Comissão Nacional de Observação Lunar, e imame Aliu Coté, da União Nacional de Imames da Guiné-Bissau, deram hoje uma conferência de imprensa em Bissau, com posições antagónicas sobre o dia da reza.

A reza é o momento alto das festividades de Tabaski, em que um muçulmano adulto com possibilidades deve sacrificar um carneiro e dividir a carne com os familiares, amigos e vizinhos.

Em nome da Comissão Nacional de Observação Lunar – astro pelo qual se orienta o calendário islâmico -, Ali Bodjan, imame da principal mesquita da Guiné-Bissau, afirmou que a reza deve ser na sexta-feira, “de acordo com as orientações do Profeta do Islão”.

Na crença popular guineense diz-se que se a reza das festas islâmicas acontecer na sexta-feira, isso pode levar à queda do poder do presidente da República.

Vários sábios muçulmanos têm desmentido essa alegação, lembrando que o islão não se revê em mitos.

Em sentido oposto, Aliu Coté, da União Nacional dos Imames, disse que a reza de Tabaski será no sábado, o que, assegurou, será observado pela maioria de mesquitas e centros de concentração da população muçulmana da Guiné-Bissau.

“A única mesquita que irá rezar na sexta-feira é a mesquita Attadamum”, em Bissau, disse o imame Aliu Coté, em referência à maior mesquita do país, dirigida por Ali Ibrahim Bodjan.

O Governo ainda não se pronunciou sobre qual o dia que vai decretar como feriado nacional.

Em situação idêntica, em 2022, as autoridades, que tinham decretado o feriado para a festa de Tabaski num dia, dispersaram à força os fiéis muçulmanos que tentaram rezar no dia seguinte em várias localidades da Guiné-Bissau.

A festa de Tabaski, também conhecida por Eid-Ul-Adha, ocorre após a peregrinação dos muçulmanos a Meca, na Arábia Saudita, e serve para lembrar o momento em que o profeta Abraão tentou sacrificar o seu único filho a pedido de Deus, mas este acabou por o impedir, colocando um carneiro no lugar do sacrifício.

 

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
4 days

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 7 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 18 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos