Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Lula aprova lei que aumenta para 30% as quotas de cargos públicos para negros e indígenas

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva assinou na terça-feira uma lei que reserva 30% dos cargos públicos para negros, pardos e indígenas, com o objetivo de corrigir a sub-representação dessas populações na administração.

A nova lei, que tinha sido aprovada pelo Congresso, aumenta a quota prevista na lei anterior, que era de 20% para afrodescendentes, e inclui pela primeira vez os povos indígenas.

A quota será aplicada em todos os processos de contratação permanente ou temporária na administração federal, nas empresas paraestatais e nas fundações públicas.

“É importante permitir que esse país um dia possa ter uma sociedade com a cara da própria sociedade nas repartições públicas, no Ministério Público, no Itamaraty, na Procuradoria-Geral, na Receita, em tudo quanto é lugar", disse o chefe de Estado brasileiro durante a cerimónia de assinatura da lei.

"Ainda temos poucas mulheres, poucos negros, quase que nenhum indígena. Isso é resultado de uma briga que precisamos fazer todo santo dia. Não tem trégua. A luta da humanidade é infinita, ela nunca termina”, acrescentou.

A presença de afrodescendentes nos altos cargos do Estado passou de 25% em 2014, quando foi aprovada a primeira lei de cotas no serviço público, para 36% em 2024, mas esse percentual ainda está longe do real peso demográfico.

De acordo com o último censo disponível, 45% dos brasileiros se declaram pardos, 10% pretos e 0,6% indígenas.

A Semana com Lusa 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
4 days

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 7 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 18 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos