Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Mais de 60% das crianças moçambicanas têm limitações no desenvolvimento na primeira infância - Governo

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Mais de 60% das crianças moçambicanas enfrentam limitações no seu desenvolvimento durante a primeira infância, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Saúde.

“Infelizmente, apenas de 39% das crianças moçambicanas, dos dois aos cinco anos, está num bom caminho em termos de desenvolvimento da primeira infância. O que quer dizer que mais de 60% das crianças não tem um bom desenvolvimento”, declarou à comunicação social Marla Amaro, chefe de departamento de Nutrição do Ministério da Saúde, à margem de um “`workshop´ de divulgação e análise de dados de desenvolvimento da primeira infância”.

Segundo o Ministério da Saúde, as limitações de desenvolvimento na primeira infância em Moçambique, que têm a província de Nampula como a mais afetada, está associado a fatores multissetoriais, com destaque para desafios na alimentação, num país em que, no geral, cerca de 13 milhões de crianças, das mais de 16 milhões, vivem em situação de pobreza, segundo o mais recente relatório sobre pobreza infantil do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).

Para a chefe de Saúde e Nutrição do Unicef em Moçambique, os dados apresentados hoje mostram “profundas lacunas”, embora assinale que o país registou “progressos em algumas áreas”.

“Apenas 39% das crianças entre 24 e 59 meses estão num bom caminho em termos de saúde, aprendizagem e bem-estar psicossocial. As disparidades entre as zonas urbanas e rurais (…) são um alerta que não podemos ignorar”, declarou Maaike Arts.  

O relatório do Unicef sobre pobreza infantil divulgado na segunda-feira indica que, no geral, das cerca de 16,4 milhões de crianças em Moçambique, 70,3% vivem em pobreza de consumo e 41,3% têm privações em várias dimensões “essenciais do seu bem-estar”, sendo que “uma em cada três crianças vive em pobreza simultânea”.

No relatório aponta-se que a crise provocada pelas dívidas ocultas, pandemia da covid-19, choques climáticos e os relacionados com conflitos como alguns dos fatores que contribuíram para o aumento da pobreza monetária infantil moçambicana.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
2 days 15 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 13 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos