Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Porto Mosquito contemplado com projecto de apoio para desenvolvimento do sector da pesca

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A comunidade de Porto Mosquito, no município de Ribeira Grande de Santiago, vai receber financiamento de Marrocos, no valor de 22.200 contos e da edilidade 2.800 contos para reforçar o desenvolvimento da pesca local.

Para efectivar o arranque deste projecto, uma missão técnica de diagnóstico do projecto de apoio ao sector da economia marítima (FACDI), a delegação do Reino de Marrocos está em Cabo Verde para apresentar este projecto e constatar “in loco” as acções prioritárias deste projecto para depois fazer o desembolso.

Este acordo de financiamento foi assinado no mês de Fevereiro deste ano em Marrocos que, segundo o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago (CMRGS), Nelson Moreira, aconteceu no âmbito de uma missão àquele país.

O objectivo da visita desta missão, segundo o mesmo, é marcar o arranque efectivo deste projecto, aprofundar parcerias institucionais, concertar estratégias para o desenvolvimento da economia marítima local e auscultar actores comunitários chave, sobretudo pescadores e peixeiras, desta comunidade.

Visa ainda a abertura de novas candidaturas de financiamento com o objectivo de beneficiar outras localidades com este projecto futuramente.

“Há essa abertura para reforçarmos essa relação e candidatarmos para outros projectos, que podem ser no sector do saneamento ou água. Vamos continuar a trabalhar em várias vertentes para que haja sempre mais fontes alternativas de financiamento”, afiançou.

O edil afirmou que este financiamento vai servir para apoiar o desenvolvimento da pesca local, incluindo a construção da casa dos pescadores, equipamentos, formação e capacitação.

Por seu turno, o chefe da delegação de Marrocos, Chehmat Yassir, disse que o objectivo desta visita a este município é para apresentarem este projecto e fazer o diagnóstico deste projecto de Apoio ao Sector da Economia Marítima.

“Este projecto se inscreve perfeitamente nas orientações de Sua Majestade, o rei Mohammed VI, para compartilhar a experiência marroquina, o conhecimento, o trabalho e todos os meios que Marrocos possui, para apoiar África neste sector”, acentuou.

Segundo informou, este projecto começou em Marrocos há três meses, aquando da visita de uma delegação cabo-verdiana a Marrocos, e que viram o “grande potencial” marroquino na área da pesca e que ficaram interessados e fizeram esta parceria.

 

A Semana com Inforpress

Terra
Democracia
Se foce transparente vou investir na conserva de pexe
0

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
2 days 14 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 13 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos