Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

CCSL e UNTC-CS enaltecem visita do director-Geral da OIT a Cabo Verde

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

As duas Centrais Sindicais, a CCSL e a UNTC-CS afirmaram este sábado que a visita do director-geral da OIT, tem uma "grande importância" para o país a nível do desenvolvimento social e laboral em Cabo Verde.

 

Joaquina Almeida disse que durante o encontro falaram sobre o diálogo social que existe, que segundo afirmou “não é um diálogo exemplar”, justificando que o regulamento da Concertação Social estabelece que duas vezes ao ano, entre os meses de Fevereiro, Março, Setembro e Outubro, os parceiros devem reunir-se e que até o momento "nada".Aproveitou a ocasião para desabafar que o membro do Governo que tutela a área do trabalho, tem vindo a resistir ao encontro com a UNTC-CS e que estão a aguardar há cerca de quatro anos para que esse membro do Governo receba a UNTC-CS.

Estas afirmações foram feitas à saída da reunião extraordinária do Conselho de Concertação Social, que aconteceu no salão de Banquetes do Palácio do Governo, na cidade da Praia, que visa aprofundar o compromisso conjunto entre Governo, parceiros sociais e a OIT, na promoção do trabalho digno e do desenvolvimento inclusivo em Cabo Verde.

Para o presidente da Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres (CCSL), José Manuel Vaz, o encontro com este responsável é "muito importante" para o desenvolvimento social e laboral em Cabo Verde.

Lembrou que o Conselho de Concertação Social foi instituído em 1993 e tem tido uma evolução “bastante positiva” ao longo dos anos.

“Resolvemos várias questões laborais a nível nacional, chegamos a vários acordos, tanto deliberações, que fez com que hoje tenhamos uma situação laboral mais ou menos estável”, sublinhou.

Apesar disso, declarou que o país continua a ter greves e manifestações.

Por seu lado, a responsável da União Nacional dos Trabalhadores Cabo-verdianos – Central Sindical (UNTC-CS), Joaquina Almeida, declarou que a vista deste responsável a Cabo Verde é um momento “único, histórico”, e que isso demonstra a importância que Cabo Verde tem, particularmente, no mundo do trabalho.

Assegurou que a UNTC-CS sempre esteve aberta ao diálogo e reconhecendo ganhos e também algumas preocupações.

Joaquina Almeida disse que durante o encontro falaram sobre o diálogo social que existe, que segundo afirmou “não é um diálogo exemplar”, justificando que o regulamento da Concertação Social estabelece que duas vezes ao ano, entre os meses de Fevereiro, Março, Setembro e Outubro, os parceiros devem reunir-se e que até o momento "nada".

Aproveitou a ocasião para desabafar que o membro do Governo que tutela a área do trabalho, tem vindo a resistir ao encontro com a UNTC-CS e que estão a aguardar há cerca de quatro anos para que esse membro do Governo receba a UNTC-CS.

Desabafou ainda, que o mesmo quer limitar a participação da UNTC-CS na Conferência Internacional do Trabalho, que começa no dia 02 e vai até ao dia 13 de Junho. 

"Querem que a UNTC-CS participe nos três últimos dias. Mas para fazer o quê. Quando as sessões de trabalho, as discussões são feitas na primeira semana”, desabafou.

Considerou que isto constitui uma violação "muito grave" à liberdade sindical da Convenção 87 e pede a "sensatez" do governante que tutela a pasta do trabalho para cumprir com o que está estipulado na Constituição da OIT.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
2 days 19 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 11 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 17 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos