O director-geral da Organização Internacional do Trabalho manteve neste sábado um encontro com o Presidente da República com quem abordou questões ligadas à protecção social e aos esforços realizados para o desenvolvimento e formalização do sector informal.
Gilbert Houngbo, que falava à imprensa após reunir-se com o Presidente da República, manifestou-se satisfeito com este encontro onde teve a oportunidade de falar sobre a juventude e o equilíbrio entre as demandas no mercado de trabalho nacional, a migração e dos trabalhadores imigrantes.
“Falamos muito sobre a questão da juventude e o equilíbrio entre a demanda no mercado de trabalho nacional e questões da imigração e trabalhadores imigrantes, experiência e a protecção do trabalhador imigrante no país de destino”, disse.
O director-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmou ainda que abordou com o Presidente da República questões relacionadas com a ambição do Governo cabo-verdiano na erradicação da pobreza, um programa que considerou “extremamente ambicioso”.
Questionado sobre qual o futuro da cooperação entre a OIT e o mundo, já que todos passam por problemas financeiros, Gilbert Houngbo avançou que o multilateralismo sofre uma transformação profunda, daí a necessidade, no próximo ano, da realização de um encontro para uma transformação profunda.
“Como agência internacional que faz parte deste sistema, os Estados-membros assim como Cabo Verde, vamos ter de redefinir o quadro de cooperação. É um dos temas que estamos a abordar desde o dia em que chegámos a este país”, explicou.
Neste âmbito, sublinhou que é muito importante insistir na apropriação nacional dos Estados-membros e na definição, em toda sua soberania, dos seus objectivos de desenvolvimento e sobre o que o sistema multilateral tem à disposição quando se fazer sentir a necessidade dos países, visando o desenvolvimento a nível económico, social e ambiental.
Gilbert Houngbo encontra-se numa missão de dois dias no quadro de um reforço estratégico da cooperação entre Cabo Verde e a OIT, com enfoque no desenvolvimento de políticas que promovam o trabalho digno, o emprego sustentável, a protecção social abrangente e a justiça social.
Este sábado, 24, Gilbert Houngbo reuniu-se com o primeiro-ministro e com o Presidente da República.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments