O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou esta sexta-feira que Cabo Verde tem avançado em várias áreas como o turismo, a economia digital e as energias renováveis, sublinhando o papel da juventude empreendedora no desenvolvimento do país.
Ulisses Correia e Silva fez esta afirmação durante a abertura da terceira edição do “Leadership Summit Cabo Verde”, realizada no TechPark CV, na cidade da Praia, sob o lema “Liderança Estratégica – Confiança, Conexão e Transformação”.
“Ser a terceira significa que há um caminho aqui de consistência e que mais cimeiras virão e da afirmação também de um evento que está a ganhar o seu espaço com a marca de qualidade”, afirmou, referindo a importância do evento de debates sobre a liderança estratégica.
O chefe do Governo frisou que desde a última edição realizada em 2024, “muitas coisas já aconteceram, e Cabo verde avançou” em vários domínios, destacando o crescimento económico de 7,3 por cento (%) após a pandemia da covid-19, a conquista de novos recordes no turismo com mais de um milhão de visitantes em 2023, e mais de sete milhões em 2024.
Regozijou-se pelo facto de o país ter posicionado no top 5 do “Startup Ecosystem Index”, com o recorde do país a atingir a meta dos 35% de produção de energia renovável em 2024 e 2025, antecipando aquilo que era previsto de 30% para 2026.
“O mundo tornou-se muito complexo, mais complexo. Aumentou a incerteza, quer a incerteza geopolítica, quer a incerteza na economia e na economia mundial. O contexto político global tornou-se propício à expansão do populismo, do extremismo e da aceitação, quase a naturalização da autocracia”, afirmou .
“Neste contexto estamos confiantes para o governo não fugir do que lhe garante boa reputação e grande capital de confiança em relação com os parceiros em movimento, com os investidores baseados na estabilidade, na boa governança, baixo risco relacionados com a produção” acrescentou.
Ulisses Correia e Silva reforçou ainda que o país vai continuar a crescer com maior diversidade económica, nomeadamente através da economia azul e da juventude empreendedora.
O chefe do Governo salientou, que a maioria dos novos empreendedores são mulheres e jovens beneficiando de medidas como fiscalidade favorável, taxas de juro reduzidas e um banco digital “Banco Jovem Mulher” que facilita o acesso ao financiamento.
Sobre a emigração de jovens nomeadamente para Portugal, considerou ser uma “perspectiva de liberdade” e uma realidade transitória, como já aconteceu em outros países.
“Muitos saíram, mas voltaram com capacidade acrescida de conhecimento, de tecnologia e mantiveram sempre o abraçado as pessoas”, sublinhou.
O evento, promovido pela Tema Central e pela The Office, integra o projecto internacional Líder e replica, em Cabo Verde, o Leadership Summit Portugal, e reuniu oradores nacionais e internacionais para partilhar ideias e experiências sobre os novos desafios da liderança num mundo em constante mudança.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments