Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Fundação Maio Biodiversidade destaca contributo das peixeiras na recolha de dados do pescado na ilha

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A Fundação Maio Biodiversidade destacou este sábado o contributo que as peixeiras da ilha têm dado na recolha de dados do pescado, durante uma conversa aberta com jovens e peixeiras, realizada na vila da Calheta.

A actividade, que assinalou o Dia Nacional das Peixeiras, reuniu gerações em torno da importância da conservação marinha, permitindo uma troca de experiências entre as peixeiras e os estudantes, com enfoque no papel dessas mulheres na sociedade e na gestão sustentável dos recursos do mar.

Ilta, peixeira com longos anos de experiência, considerou a iniciativa uma oportunidade enriquecedora.

“Fico muito feliz com este dia. Comecei a vender peixe desde criança e, agora, damos uma contribuição voluntária à Fundação Maio Biodiversidade na recolha de dados da pesca. Fazemos a medição do pescado e analisamos a qualidade antes de enviar as informações à fundação”, partilhou.

Por sua vez, Jassy Silva, da Fundação Maio Biodiversidade, realçou a importância da colaboração entre a comunidade e a juventude na proteção ambiental.

“Todos têm feito um trabalho conjunto em prol do ambiente. As peixeiras contribuem voluntariamente com dados do pescado e os estudantes participam em campanhas de limpeza e estudos sobre o lixo. Todos caminhamos para o mesmo objetivo”, afirmou.

A vila da Calheta é uma das comunidades piscatórias mais ativas da ilha do Maio, onde muitas famílias dependem da pesca e da venda de peixe como principal fonte de rendimento.

O Dia Nacional da Peixeira celebra-se a 17 de Maio e visa reconhecer o papel social e económico das mulheres que, diariamente, trabalham na transformação e comercialização do pescado, garantindo o sustento das suas famílias e o abastecimento das comunidades.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 1 hour

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 23 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos