Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Brava: Assembleia Municipal aprova projecto de contenção de derrocadas para o Porto da Furna

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A Assembleia Municipal aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, o plano de acesso à energia sustentável de acção climática, com o foco do projecto de contenção de derrocadas no Porto da Furna. 

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara Municipal da Brava, Amândio Brito, explicou que o projecto-piloto, que será implementado na localidade da Furna, contribuirá significativamente para que a Brava tenha condições que, efetivamente, possa estar pronta e fazer face às mudanças climáticas, que actualmente põe em causa a vida humana e não só.

De acordo com a mesma fonte, o plano traduz um grande passo dado e contribuirá para uma ilha realmente preparada para os efeitos climáticos, não obstante a natureza seja sempre imprevisível. 

“O plano em si é muito importante para a Ilha Brava, porque contempla acções que acautelam as ameaças em relação à ação climática, e este projecto em particular para a localidade da Furna, que é a porta de entrada da Ilha, traduz em algo substancial para que se tenha, efetivamente, condições melhores em matéria de ações com vista a contenção e mitigação dos efeitos climáticos”, sublinhou. 

No entanto, o edil realçou que existe mais um outro projeto que já estava elaborado e que, em complementaridade com o plano sobre a contenção de derrocadas e ação climática, vai seguramente traduzir em algo que seja bom para esta localidade, mas também frisou que há outras ações que são priorizadas dentro deste plano. 

Brito informou ainda que o plano tem horizonte até 2030, e pode contemplar não só na localidade da Furna, mas futuramente várias outras comunidades

 “O projecto conta com a parceria da cooperação luxemburguesa e do Governo de Cabo Verde, sendo que o plano também é financiado a 100 por cento (%) pela mesma cooperação. As duas bancadas votaram a favor porque perceberam que este plano traduz uma mais-valia para a ilha Brava”, concluiu.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 23 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos